Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Leve-a a um psiquiatra. Ter problemas recentes, mesmo quando graves, não justifica "ouvir vozes" e ter "mania de perseguição". Apenas pessoas com predisposição a transtornos psiquiátricos reagem desta forma, mesmo quando o estresse é intenso.
-
Procure um dos perfis do Catálogo, a agenda do perfil e marque uma consulta.
-
Procure o posto de saúde mais próximo e se matricule. Se não houver atendimento psiquiátrico no próprio posto, eles encaminharão você a um posto que tenha psiquiatra.
-
Primeiramente, é importante lembrar que nem sempre que uma pessoa não melhora é culpa do psiquiatra. Infelizmente, como em qualquer especialidade médica, há casos resistentes ao tratamento. Mas, caso queira uma segunda opinião e haja mais de um psiquiatra no serviço em que recebe atendimento, é seu direito pedir para fazer consulta com outro profissional. Também, se houver mais de um serviço em sua cidade, pode eventualmente pedir transferência para outro local. Finalmente, em clínicas ligadas a instituições de ensino, sobretudo hospitais-escola de faculdade de medicina, há geralmente ambulatórios de atendimento por SUS ou gratuito.
-
Procure um psiquiatra, em posto de saúde, convênio ou particular.