Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
Depende do quão baixas elas estão. Uma contagem abaixo de 20.000 é um achado grave e que requer ação imediata; uma contagem acima de 100.000, não causa risco maior de sangramento e pode ser investigada ambulatorialmente. No entanto, TODA CONTAGEM DE PLAQUETAS ABAIXO DO NORMAL MERECE UMA INVESTIGAÇÃO, pois pode ser sinal de um problema grave.
-
Está preocupada com razão. Se há linfonodos *proeminentes* em várias cadeias (cervicais, supraclaviculares etc.), esse achado merece investigação e uma determinação da causa. Procure um hematologista para que ele peça os exames iniciais necessários. Conforme o resultado desses exames iniciais, ele poderá determinar se há necessidade de uma biópsia de linfonodo para esclarecimento do problema.
-
Olá! O tipo sanguíneo é determinado por herança genética de múltiplos alelos e desta combinação surgem 4 tipos sanguíneos A, B, AB e O. Se os pais são A, a prole pode ser A ou O. Quando os pais são Rh positivo, os filhos podem ser Rh positivo ou negativo; no entanto, quando o Rh de ambos os pais é negativo, os filhos só podem ter Rh negativo. No seu caso, seu filho poderá ter tipo sanguineo A+, A-, O+ ou O-.