Sim, deve. O termo "doença falciforme" é amplo, pois engloba todas as doenças nas quais os sintomas se devem à presença da hemoglobina S. As mais importantes dentro dessa categoria são a anemia falciforme, a doença SC e a SBeta-talassemia. As complicações da doença falciforme podem ser graves e irreversíveis, e os portadores de tais doenças devem ser acompanhados por um hematologista desde o início da vida.
Depende do quão baixas elas estão. Uma contagem abaixo de 20.000 é um achado grave e que requer ação imediata; uma contagem acima de 100.000, não causa risco maior de sangramento e pode ser investigada ambulatorialmente. No entanto, TODA CONTAGEM DE PLAQUETAS ABAIXO DO NORMAL MERECE UMA INVESTIGAÇÃO, pois pode ser sinal de um problema grave.
Uma contagem de 113.000, apesar de estar abaixo do mínimo normal (150.000), não costuma causar sintomas (sangramentos anormais). Mas nenhuma alteração da contagem de plaquetas - para baixo ou para cima, - deve ser deixada sem explicação.
Acesse o link a seguir, pois ele te ajudará a obter mais informações sobre "Ferritina baixa": https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/512439/ferritina+baixa+o+que+fazer.htm
Equipe médica Centralx
Depende da idade e sexo, acredito ser uma mulher adulta e, nesse caso, podemos ter desde distúrbios menstruais com sangramento excessivo, até perda gastrointestinal, sempre deverá ser investigado, pois a dieta geralmente não é suficiente para causar hipoferritinemia.
Tem alguma dúvida sobre Hematologia e Hemoterapia?
Médicos que concordaram
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.