Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
Essa contagem é considerada normal em muitos laboratórios. Outros consideram 4.000 ou 4.500 como o limite inferior. Pode ser apenas uma característica constitucional sua, que não representa doença. Mas para analisar adequadamente se há algo merecedor de investigação, seria necessário ver todos os parâmetros do hemograma (incluindo a série vermelha, as plaquetas e a contagem diferencial dos leucócitos). Não se analisam contagens celulares isoladas, fora do contexto global.
-
Depende da causa da hiperferritinemia (ferritina alta). A ferritina pode aumentar em situações de inflamação crônica do organismo, como doenças infecciosas ou reumatológicas, e nesse caso, não há restrição dietética necessária, uma vez que não há correspondência entre a ferritinemia e a quantidade de ferro no organismo. No entanto, quando a ferritina alta reflete verdadeiramente um aumento da quantidade de ferro no organismo (hemocromatose hereditária, por exemplo), é aconselhável restringir alimentos ricos em ferro e a vitamina C (que aumenta a absorção de ferro pelo intestino).
-
Anemia é diagnosticada no hemograma, pelo nível de hemoglobina ou pelo hematócrito (são equivalentes). É possível ter ferritina alterada sem anemia. No entanto, uma ferritina de 10 mostra que você está à beira de uma deficiência de ferro, e que, se não for corrigida, poderá levar brevemente a uma anemia.