Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
Sua pergunta é muito importante.
Os sintomas descritos, embora não se correlacionem a uma doença específica, podem estar relacionados a doenças infecciosas, como tuberculose, doenças linfoproliferativas, como linfomas, além de inúmeras outras possibilidades.
É muito importante que você procure seu Hematologista de confiança para que ele possa esclarecer qual a causa das suas queixas.
-
Significa que há uma proteína anormal dentro da classe das gamaglobulinas. Essas são as proteínas que conhecemos popularmente como anticorpos, ou tecnicamente como imunoglobulinas. Elas têm sempre uma parte chamada "cadeia pesada", que pode ser dos tipos A, G, D, E ou M; e uma "cadeia leve", que pode ser de tipo Kappa ou Lambda. Normalmente, existem todas as combinações possíveis de cadeias pesadas e leves, em distribuição aleatória. Quando uma combinação de cadeia pesada e leve específica predomina e se destaca em relação às demais, dizemos que há uma banda ou pico monoclonal. Por exemplo: "presença de banda monoclonal IgG Kappa". Tal achado necessita de avaliação e orientação do Hematologista.
-
Está preocupada com razão. Se há linfonodos *proeminentes* em várias cadeias (cervicais, supraclaviculares etc.), esse achado merece investigação e uma determinação da causa. Procure um hematologista para que ele peça os exames iniciais necessários. Conforme o resultado desses exames iniciais, ele poderá determinar se há necessidade de uma biópsia de linfonodo para esclarecimento do problema.

