Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
Olá, boa tarde ! Primeiramente temos que entender qual a causa da sua anemia, para a partir disso planejarmos o tratamento direcionado. Existem diversas causas, uma das mais comuns é a deficiência de ferro. Se for este seu caso e não estiver havendo o incremento adequado com reposição via oral, podemos tentar trocar para reposição endovenosa de ferro, mas, o mais importante é investigarmos onde você pode estar perdendo sangue e consequentemente ferro. Procure um hematologista para melhor avaliação do seu caso !
-
Retornar ao médico para fazer correlação clínica e interpretação.
Dr. Euripedes de Alvarenga BarbosaHematologia E HemoterapiaPatologia Clínica/Medicina LaboratorialBelo Horizonte / MGSolicitar agenda
-
Infelizmente não, pois a eritropoetina funciona em anemia por falta de produção na medula. A anemia da esferocitose hereditária é decorrente da hemólise (destruição das hemácias) e, deste modo, o uso de eritropoetina não é uma opção de tratamento.
-
A eritropoietina estimula a produção de glóbulos vermelhos, mas o problema na EH é estrutural, na membrana nas hemácias. Quanto maior o estímulo pela eritropoietina, mais hemácias defeituosas são produzidas, e elas serão destruídas na passagem pelo baço. O tratamento de escolha da EH é a cirurgia para remover o baço.
-
Não, essa não é uma contagem normal de plaquetas. Está significativamente acima do normal. O significado de uma contagem de plaquetas elevado depende sobretudo de como está o restante do hemograma, isto é, a série vermelha e a série branca. A correta interpretação desse achado requer uma consulta com o especialista.


