Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Procure um psiquiatra com experiência em tratamento de transtornos de uso de substâncias ("álcool e drogas"). Há medicações que podem ajudar e a terapia cognitivo-comportamental também tem utilidade comprovada. Além de consultórios particulares, o SUS também possui tratamento para "álcool e drogas", em vários ambulatórios e, mais especificamente, nos CAPS-AD. Frequentar os Alcoólicos Anônimos (AA) também é útil, para muitas pessoas.
-
Olá,
Parabéns por ter percebido que o vício está te trazendo prejuízos e ter decidido se cuidar!
 
Esta característica de não conseguir parar de beber, após iniciar, se trata de uma compulsão.
Há sim tratamento para ajudar a parar de beber. Tem medicação que pode ajudar a reduzir o desejo pela bebida e aumentar o tempo de abstinência.
Além de opções de tratamento para um bom controle da ansiedade.
 
Não adie mais, busque ajuda nessa jornada que ela ficará mais fácil!
 
Boa sorte!
-
O alcoolismo é uma doença grave, mas tem tratamento sim. Procure o AA (Alcoólicos anônimos), psicólogo e psiquiatra para tratamento mais complexo e completo possível. E não esqueça de buscar ajuda também e apoio de seus familiares (especialmente aqueles que não bebem bebida alcoólica).
-
Procure um psiquiatra com experiência em tratamento de transtornos de uso de substâncias ("álcool e drogas"). Há medicações que podem ajudar e a terapia cognitivo-comportamental também tem utilidade comprovada. Além de consultórios particulares, o SUS também possui tratamento para "álcool e drogas", em vários ambulatórios e, mais especificamente, nos CAPS-AD. Frequentar os Alcoólicos Anônimos (AA) e/ou Narcóticos Anônimos (NA) também é útil, para muitas pessoas. Pode procurar pelos grupos de AA e NA na internet ou solicitar a qualquer assistente social de posto de saúde. Em relação ao transtorno bipolar, todo psiquiatra deve saber tratar.
-
Já é conhecido que os pacientes portadores do Transtorno de Humor Bipolar têm uma maior "facilidade" para o uso de substâncias.
O uso de Estabilizadores de Humor (dos quais o Lítio é o mais usado no mundo) evita os Sintomas Maniformes (grandiosidade, a quase ausência de necessidade de sono, aceleração do pensamento e da fala, agressividade, etc.).
Uma vez tratada a bipolaridade, o tratamento da dependência química fica facilitado.
-
Deve procurar um(a) psiquiatra com experiência em mau uso/ uso indevido de benzodiazepínicos. "Desmamando" por conta própria você corre riscos maiores de síndrome de abstinência e, também, de recaídas.
-
Procure um dermatologista ou um alergologista.
-
O dermatologista deve continuar a investigação do seu quadro. Se tiver lesões em consequência da coceira, até mesmo uma biópsia pode ser solicitada, se o dermatologista julgar pertinente.
Caso, mesmo após investigação dermatológica profunda, não for encontrada uma causa provável, a avaliação com o psiquiatra pode ser válida.
Boa sorte!
-
Com certeza!
É comum médicos não psiquiatras iniciarem tratamento medicamentoso para pacientes que apresentam um quadro ansioso leve. Porém, se com o tratamento inicial você não está melhorando e o médico que iniciou o tratamento não sente segurança de continuar conduzindo, procure o psiquiatra, ele poderá ajudar!
Se cuida e, se precisar de cuidado especializado, conte comigo.