Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
É possível que se trate de um transtorno de conduta. Leve-o a um psiquiatra infantil.
-
Procure pra ele ajuda psicológica e um psiquiatra. Pode ser caso de TOD (Transtorno de Oposição e desafio). Alguns pacientes que sofreram abuso sexual e/ou psicológico e/ou físico também podem se comportar desta forma. Caso não seja tratado, pode evoluir para um caso de transtorno de conduta.
-
Eletroconvulsoterapia e quetamina são as opções mais comprovadas. Mas, há tratamentos alternativos, para casos refratários mesmo a estes procedimentos - como, por exemplo, a psicocirurgia e a estimulação cerebral profunda. Porém, muitos casos de pacientes que se dizem refratários, são casos nos quais não se usaram doses, associações ou medicações suficientemente potentes ou os períodos de uso foram insuficientes.
-
"Estresse" é considerado um transtorno psiquiátrico apenas no contexto do Estresse Pós-Traumático. Tecnicamente, estresse é a reação do organismo a situações de sobrecarga física e/ou emocional. Quando as pessoas dizem que estão "estressadas", geralmente se trata de indivíduos que estão expostos a uma sobrecarga física e/ou emocional e, em função desta sobrecarga, se sentem ansiosos, fatigados ou mesmo deprimidos. Assim, quando uma pessoa se queixa de "estresse", a primeira conduta é uma avaliação psiquiátrica, de modo a verificar se a pessoa tem algum transtorno psiquiátrico (por exemplo, transtorno de ansiedade generalizada ou outros transtornos ansiosos, depressão etc.). No caso de um diagnóstico positivo, geralmente se indica um tratamento medicamentoso, muitas vezes associado à psicoterapia. Dentro deste contexto, a imipramina não costuma ser a primeira opção, porque há medicações com menos efeitos colaterais e que podem trazer os mesmos benefícios. Por outro lado, a imipramina tem um efeito anti-histamínico (antialérgico), independente do efeito sobre o estado emocional. Assim, é possível que a melhora de suas coceiras e descamações tenha ocorrido por este motivo. Havendo queixa de "estresse", deve passar com um psiquiatra, certamente, porém como você se queixa também de coceiras e descamações, passe com um dermatologista ou, na ausência deste, com um clínico geral: é possível que possam ajudar você no seu problema de pele com outras medicações que não a imipramina. Finalmente, enquanto não tem acesso ao psiquiatra, se a imipramina for mesmo um remédio indicado em seu caso, qualquer médico pode prescrevê-la. Ou seja, passar com o psiquiatra será importante mas, provisoriamente, profissionais de outras áreas da medicina podem ajudar você.
-
Realmente, algumas medicações que as pessoas usam para dormir podem prejudicar a memória e, possivelmente, predispor a quadros demenciais. A insônia pode ter muitas causas e, da mesma forma, a ansiedade. Não existe um quadro psiquiátrico chamado "ansiedade": o que existe são sintomas ansiosos que, dependendo do contexto, gravidade e duração, podem caracterizar desde reações normais até transtornos como o transtorno de ansiedade generalizada. Infelizmente, por ter tantas causas possíveis, não há como dar uma orientação sem conhecer pessoalmente seu caso. Procure um profissional com experiência em Psiquiatria e transtornos do sono e faça uma avaliação.
-
Geralmente é mais seguro procurar-se inicialmente uma avaliação psiquiátrica, para excluir causas mais graves (transtornos psiquiátricos). Mas, crises de fúria dirigidas a um único indivíduo sugerem, paralelamente, problemas psicológicos/comportamentais, independente de existir ou não um transtorno psiquiátrico.