Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Em primeiro lugar, o psiquiatra é um médico: por sinal, a origem grega da palavra vem de "psyche" (alma) e "iatrós" (médico). O psiquiatra faz a faculdade de medicina, durante 6 anos e, depois, fica mais 3 anos se especializando. Assim, com certeza, você pode dirigir-se a um psiquiatra sem indicação de outro profissional. Na verdade, se o psiquiatra achar que você tem algum problema que não é da especialidade dele, saberá encaminhar você a um outro especialista.
Os remédios psiquiátricos, quando bem utilizados, não deixam a pessoa "dopada" e, entre riscos e benefícios, seus benefícios costumam ser grandes, melhorando a qualidade de vida e, inclusive, prevenindo doenças, protegendo o cérebro e, em alguns casos, prevenindo até a morte (por exemplo, por suicídio, em alguns casos graves de depressão ou psicoses).
Tratamentos não medicamentosos podem ser feitos tanto pelo próprio psiquiatra (porém, preferencialmente, devem ser feitos quando ele(a) tiver alguma formação em psicoterapia. O psiquiatra, também, poderá indicar um psicólogo (este, sim, não é médico; faz uma faculdade muito importante, também, de Psicologia). O psicólogo não pode prescrever medicações mas, frequentemente, é mais experiente nos procedimentos de psicoterapia. Entretanto, consultar um psiquiatra é importante, pois ele poderá dizer se o quadro é suficientemente grave para requerer remédios ou se a psicoterapia é o melhor caminho. Não tente decidir isto por conta própria.
-
Cada paciente tem suas particularidades e personalidade. Reagimos de maneiras diferentes frente as frustrações e preocupações. Procure entender as particularidades de sua irmã e as causas de suas frustrações e ansiedades. Conversem também com seu Psiquiatra e reavaliem o tratamento.
-
Várias medicações influenciam nos desejos e no desempenho sexual. Porém, se a medicação foi passada por um médico, existe um motivo importante. Por causa disso, não pare de tomar essa medicação. Médicos na área de psiquiatria estão acostumados a conversar sobre esse assunto. Converse com seu médico e estudem as possibilidades e as possíveis causas para a queda no desempenho na área.



