Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
A maior causa de dificuldade de memória em adultos jovens são os transtornos depressivos e ansiosos. Se esse problema de desatenção teve início antes de doze anos, com prejuízo acadêmico e ou social, é importante avaliar um quadro de déficit de atenção associado com ansiedade. Acima de 50 anos, as maiores causas de dificuldades de memória ainda são a depressão e ansiedade, mas deve-se prestar atenção a quadros demenciais. Em suma, procure um psiquiatra para avaliar melhor o que está acontecendo e desde quando, com história pessoal e familiar, para ser melhor orientado quanto à necessidade de um tratamento.
-
Sua cunhada necessita de uma avaliação psiquiátrica extensa, se possível com testes psicológicos associados, como o Teste de Rorschach (ou dos borrões de tinta) que não permitem controle dos resultados pelo paciente, para se chegar a um diagnóstico, o que permitirá avaliar-se qual será o tratamento indicado.
-
Minha orientação é que procure um(a) psiquiatra, que além de fazer o diagnóstico adequado, dando o respectivo tratamento farmacológico, provavelmente ainda a encaminhará para uma psicoterapia o que é muito importante também, proporcionando um autoconhecimento, para o restabelecimento de sua saúde mental.
-
A maioria das indicações de antidepressivos geram a necessidade de usar a medicação por, pelo menos, doze meses. E quando você decidir retirar a droga é melhor procurar outro psiquiatra para verificar se realmente não existem sintomas residuais. Porque, se eles existirem, é provável que não seja o momento de retirar o tratamento.






