Doutor Responde
Login

Psiquiatria - Perguntas respondidas

Eu fico triste com frequência, em algumas ocasiões entro em pânico, sinto falta de ar, um aperto no peito ou no estômago como se tivesse algo comprimindo... Acho que não faço nada direito, que sou um fardo pra todos. A maioria dos dias são bem ruins.
  • Ok, vamos lá. Sobre os seus sintomas pode ser um quadro de transtorno misto ansioso depressivo, mas para você ter certeza do que está ocorrendo, é necessário você procurar um psiquiatra logo, para resolver rapidamente seu problema, pois se você continuar com esse quadro você vai piorar e isso comprometerá sua vida social e profissional.
    Espero ter ajudado. Deus te abençoe e saúde na cabeça.

    0
  • Pode ser um quadro misto de depressão e ansiedade ou uma das duas coisas. Você parece ter uma baixa autoestima e precisa de psicoterapia. Também indico uma avaliação psiquiátrica para ver a necessidade de uso de medicamentos psicotrópicos para melhora da ansiedade e/ou depressão. Abraço!

    0
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Meu filho 35 anos, Asperger(autismo). Um cp. risperidona à noite, muitos anos. Li na bula abre o apetite, com 90 quilos. Parei o cp. por minha conta. Em um mês perdeu 12 quilos. Sem alteração de comportamento Devo continuar outro cp. que não engorde?
  • Olá, tudo bem? Espero que sim. Olha, existem sim outras opções de tratamento para o seu filho, opções que geram menos aumento de peso. É importante também que ele faça exercícios diariamente, haja um controle alimentar, coloque ele para realizar atividades em casa para gastar energia e reduza os alimentos hipercalóricos na alimentação dele. Converse com o PSIQUIATRA dele e relate o aumento de peso. Ele possivelmente vai buscar outras opções para ajudar seu filho sem interferir no peso. Fica com Deus e saúde na cabeça.

    0
Eu tenho uma pessoa da minha família que é dependente de cocaína, ele vestia manequim 52 e agora veste 48. Tem dias que ele fica sem colocar nada na boca, só água.
  • Trata-se de um caso grave de dependência à cocaína, é preciso investigar outras dependências também. Ajude o mesmo a procurar um tratamento especializado com psiquiatra e psicólogo (a). CAPS Álcool e Drogas também é um lugar de tratamento especializado. Abraço e boa sorte!

    0
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Depressão tem cura?
  • Olá, tudo bem? Espero que sua depressão esteja controlada.
    Mas sobre sua pergunta; sim, tem cura.
    30% dos pacientes tem curam espontaneamente com ou sem ajuda.
    30% dos pacientes curam com tratamento.
    E 30% podem fazer tratamento por toda a vida, porém com qualidade de vida, se você não melhorou ainda, procure seu Psiquiatra para ele procurar tratamento atual pra você.
    Fica com Deus e saúde na cabeça.

    0
  • Sim!! A depressão é curada através de tratamento com remédios psicotrópicos tipo antidepressivos e psicoterapia de apoio. Além disso, medidas antiestresse também são fundamentais, como atividade física regular, atividades de lazer e hobbies, etc. se você ainda não melhorou, procure um(a) psiquiatra e um(a) psicólogo(a) da sua confiança. Abraço!

    0
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Olá meu pai tem esquizofrenia e toma risperidona, ele parou de tomar esse remédio por uns dias e teve uma crise. Levei ele ao médico e ele voltou a tomar os remédios, mas ele está em crise novamente, só que pior. Pode não estar fazendo mais efeito?
  • Pode não estar fazendo efeito a Risperidona ou pode ser que seu pai precise de uma dose maior de Risperidona para ter o efeito esperado. Leve seu pai para uma nova avaliação psiquiátrica. Abraço!

    0
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • Boa tarde, após retirada da medicação de forma não supervisionada pode apresentar uma recaída, que foi o que aconteceu com seu pai, o fato de não ter uma melhora do quadro pode estar relacionado com a dose atual da Risperidona, ou também com o fato de que após um episódio desse tipo muitas vezes demora uns dias para se estabilizar o quadro, sugiro procurar um especialista para avaliar seu pai e rever a medicação.

    0
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.