Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Caro internauta, caso não tenha como arcar com os custos de tal procedimento, busque atendimento pelo SUS em um posto de saúde mais próximo e solicite ao médico generalista que lhe avaliar que te encaminhe para algum hospital público que disponha de serviço de otorrinolaringologia. Infelizmente, a demanda e as listas de espera são grandes. Boa sorte!
-
Muito além do ruído, que pode causar até problemas conjugais, a síndrome da apneia obstrutiva do sono, cujo ronco é apenas uma das repercussões, traz sérios agravos à saúde de seu portador. O problema é, em geral, multifatorial, não dependendo apenas de uma única causa, senão de várias. Procure o seu otorrinolaringologista para uma melhor investigação, diagnóstico e conduta.
-
Prezado paciente,
creio que um dos dados mais importantes que pesarão na decisão se refere ao resultado da biópsia da primeira lesão.
Há vários tipos de lesões que incidem na glândula parótida, sendo que, dentre as mais comuns, o Adenoma pleomórfico, mesmo sendo benigno, em razão de um (baixo) potencial de malignização deve ser removido. Diferentemente, lesões císticas tendem a ensejar uma conduta mais conservadora.
-
Uma punção pode aliviar e fornecer dados importantes para a pesquisa, mas se há um quadro recidivante, é provável que a exérese com biópsia venha a ser mais resolutiva e mais precisa no diagnóstico. Os dados fornecidos pela primeira retirada e o resultado da sua biópsia também irão auxiliar o seu médico.