Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Se está confirmado que é hipertrofia adenoidiana e a criança apresenta sinais de obstrução nasal, com roncos e apneia, o tratamento cirúrgico é o mais recomendado. Porém, uma boa avaliação com o especialista deve ser feita, pois patologias nasosinusais também podem provocar sintomas de obstrução e o tratamento deve ser clínico.
-
Antes de qualquer exame complementar, devemos fazer o principal, que é ter uma avaliação de um médico especialista. Recomendamos um otorrinolaringologista e um oftalmologista. Tais profissionais irão examinar a sua mãe e, se necessário acharem, poderão lançar mão de eventuais exames complementares, mas em geral, a avaliação pelo médico é o principal.
-
É verdade que a ausência de olfato pode ser devida a um quadro de aumento dos cornetos nasais, causando obstrução respiratória. Porém, em alguns casos, a causa é uma denervação ou falência das estruturas responsáveis pela comunicação entre o nariz e o cérebro. Só uma avaliação pelo especialista poderá definir melhor isso. Procure o seu otorrino!