Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
São inúmeras as causas possíveis de anosmia ou hiposmia (ausência ou diminuição do olfato), muitas delas com bom prognóstico se tratadas adequadamente. Cabe uma avaliação detalhada com o seu otorrinolaringologia para que, examinando o paciente, se estabeleça um diagnóstico e uma conduta.
-
Caro,
parte dos sabores é compreendida no nosso cérebro a partir do bom funcionamento do olfato, assim, doenças nasais normalmente cursam com queixas de redução do sabor nos alimentos. Doenças inflamatórias como as rinites, os traumas nasais, tumores e infecções, são quadros que podem estar associados. É necessário uma avaliação individualizada com seu otorrinolaringologista.
Espero ter ajudado.
-
Prezado internauta,
Isto pode sim sugerir alguns tipos de complicação do quadro rinossinusal crônico, como o surgimento de pólipos ou outras lesões, assim como pode também apenas significar um maior estado inflamatório transitório da mucosa nasal e tantas outras possibilidades. Procure seu otorrino, ao exame físico (rinoscopia) será possível o diagnóstico e, a partir daí, traçar uma conduta.
-
Caro internauta,
Antes do tratamento, é necessário que tenhamos um diagnóstico preciso.
No caso da disfonia (rouquidão), é importante a avaliação do especialista - otorrinolaringologista - com exame físico, o em muitas vezes da avaliação endoscópia da laringe, o órgão fonatório através de videolaringoscopia ou videolaringoestroboscopia.
Fale com o seu otorrino!