Geriatria - Perguntas respondidas
-
O Zargus (risperidona) é um antipsicótico atípico frequentemente usado para tratar sintomas comportamentais e psicológicos em pacientes com demência, incluindo agitação, agressividade ou psicose. No entanto, ele pode causar efeitos colaterais que incluem apatia, tristeza ou retraimento, especialmente em idosos com demência. Deve procurar um geriatra.
-
Olá. Primeiro você deve começar pelo geral e abrangente para somente se necessário partir para o especializado. Considerando que tem 77 anos e problema de tireóide, inicialmente um geriatra ou endocrinologista estariam bem indicados, a correção metabólica irá melhorar a memória, a menos que esteja se instalando uma demência. O médico generalista, se não estiver seguro em manejar, irá encaminhar ao neurologista ou até a um psiquiatra.
-
Bom dia! O tratamento do doença da tireóide pode ser feito por qualquer médico clínico, médico de família, geriatra ou endocrinologista. Assim como a alteração de memória em idosos deve ser avaliada com critério por estes especialistas através do teste de memória (Mini Exame do Estado Mental) e também recomendo a Escala de Depressão Geriátrica dada a frequência desta doença nesta idade com sintomas de alteração de memória. A depender dos resultados das escalas e história clínica, outros exames podem ser indicados tais como exames para diagnóstico de eventuais infecções com comprometimento neurológico, dosagem da vitamina B12, tomografia computadorizada de crânio e outros. Atenciosamente.
-
A situação que você descreve "um idoso de 85 anos que prefere ficar deitado, apresenta fraqueza generalizada e falta de vontade até para se alimentar" é um sinal de alerta que requer avaliação médica imediata. Para determinar a causa e iniciar o tratamento adequado, o ideal é buscar ajuda de um geriatra.
Possíveis causas do quadro:
1. Depressão ou apatia:
" Depressão em idosos pode se manifestar como desinteresse, fadiga e recusa em realizar atividades diárias, muitas vezes sem que eles relatem tristeza evidente.
2. Fraqueza muscular ou sarcopenia:
" A perda de massa e força muscular (sarcopenia) pode ser progressiva e levar a dificuldades para se movimentar.
3. Doenças infecciosas:
" Infecções silenciosas, como infecção urinária ou pneumonia, são comuns em idosos e podem causar fraqueza e apatia.
4. Alterações metabólicas ou hormonais:
" Hipotireoidismo, diabetes descompensada, anemia ou desidratação podem levar a moleza e falta de energia.
5. Efeitos colaterais de medicamentos:
" Alguns medicamentos usados para pressão alta, insônia ou dor podem causar sonolência e fraqueza em idosos.
6. Comprometimento neurológico:
" Doenças como AVCs silenciosos, Alzheimer ou Parkinson em fases avançadas podem causar perda de energia e apatia.
7. Falta de estímulo ou isolamento:
" Idosos que ficam longos períodos sem atividades ou interação social podem perder a motivação para se levantar ou se alimentar.
O que fazer:
1. Procure um geriatra:
O geriatra é o especialista em saúde do idoso e está preparado para avaliar condições físicas, cognitivas e emocionais que podem causar esse quadro.
Se não houver acesso a um geriatra na sua cidade, você pode agendar uma consulta on-line para que possamos avaliar o quadro do seu pai e orientar os próximos passos. Entre em contato para marcar!
-
A medicação específica no caso desse diagnóstico pode atenuar os efeitos da doença e, principalmente, lentificar sua progressão.
-
Idosos frequentemente apresentam síndrome pós-terapia intensiva, que inclui fraqueza, confusão ou alterações de memória após internações longas. Deve procurar um Geriatra para acompanhamento.