Doutor Responde
Login

Geriatria - Perguntas respondidas

Meu pai tem 83 anos, é diabético e também já fez cirurgia do coração. De vez em quando ele tem alguns distúrbios de memória, fico preocupada pois não sei como agir.
  • Se a diabetes se encontra sob controle (= Hemoglobina glicada por volta de 7% + controle glicêmico 2 horas após almoço e jantar estiver abaixo de 150mg) procurar um neuropsiquiatra para teste de cognição.

    1
    Drª. Maria Edith Marinho Lutz Vidigal
    Drª. Maria Edith Marinho Lutz Vidigal
    Clínica Médica
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Qual é a verdadeira função do Geriatra?
  • Geriatria é uma especialidade por faixa etária, como a pediatria. Desta forma, o médico geriatra se parece mais com um generalista do que com um especialista. Todo geriatra é formado em Geriatria e também em Gerontologia, que é a ciência que estuda o envelhecimento normal. Ou seja, acreditamos que todo idoso se beneficia da consulta com médico geriatra, da mesma forma que toda criança vai ao pediatra; pois da mesma forma que a infância e adolescência demanda cuidados mesmo na ausência de doenças; também o envelhecimento normal demanda cuidados e orientações. Algumas queixas dos pacientes podem ser atribuídas somente ao envelhecimento normal.

    O médico geriatra é treinado nas principais doenças que acometem a população idosa, podendo com frequência fazer o diagnóstico e tratamento, e centralizar o tratamento de várias doenças do paciente. O geriatra pode compor o tratamento com quaisquer especialistas que o paciente já esteja se consultando.

    1
    Dr. Antonio Carlos Pereira Barretto Filho
    Dr. Antonio Carlos Pereira Barretto Filho
    Geriatria
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • Tratar de pessoas idosas, acima de 60 anos. É um clínico geral do idoso.

    0
    Dr. José Umbelino de Morais
    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
    Solicitar agenda
  • Geriatra é um médico especializado em promover um envelhecimento saudável e cuidar das patologias do idoso.

    0
    Dr. Fabio Baltazar do Nascimento
    Dr. Fabio Baltazar do Nascimento
    Clínica Médica
    Hematologia E Hemoterapia
    Patos de Minas / MG
    Solicitar agenda
Eu gostaria de saber se medicamentos como:Memantina,Duloxetina,Tramadol,Depakene,Clonazepam,Quetiapina e Ciclobenzaprina no idoso concomitantemente podem ter interação e causar uma intoxicação medicamentosa,uma pseudodemência?Polifarmácia no idoso...
  • A polifarmácia é um problema frequente no idoso. Consultas com vários especialistas podem resultar na prescrição de diversos fármacos que podem interagir entre si e produzir efeitos colaterais potencialmente graves. A avaliação com um Geriatra possibilita a análise crítica desta prescrição, verificando quais fármacos são realmente necessários para o tratamento do idoso e quais prejuízos podem advir dos medicamentos em uso. Não há dúvida que os medicamentos citados, quando usados em conjunto, exigem estrito monitoramento e cautela, visto que todos eles possuem ação no sistema nervoso central.

    0
    Dr. Vitor Pelegrim de Oliveira
    Dr. Vitor Pelegrim de Oliveira
    Clínica Médica
    Geriatria
    Porto Alegre / RS
    Solicitar agenda
ESTOU TENDO MUITO LAPSO DE MEMÓRIA. TENHO 56 ANOS. SERÁ QUE POSSO ESTAR COM SINTOMAS DE ALZHEIMER? TENHO MUITO MEDO DESTA DOENÇA.
  • Lapso de memória é queixa muito comum, podendo estar relacionada ao próprio envelhecimento, menopausa (em caso de mulher), distúrbio tireoideano, deficiência vitamínica, estresse, entre tantos outros. A doença de Alzheimer constuma se manifestar mais tardiamente e com uma série de sintomas específicos que devem ser avaliados por geriatra ou neurologista, mas primeiramente o ideal seria consultar um bom clínico geral.

    1
    Dr. Andre Ricardo Fuck
    Dr. Andre Ricardo Fuck
    Endocrinologia E Metabologia
    Curitiba / PR
    Solicitar agenda
Quando deve ocorrer a primeira consulta ao geriatra?
  • O geriatra é capaz de prevenir, avaliar e tratar doenças dos mais diferentes aparelhos do nosso corpo, sendo também o único especialista da medicina que se dedica a estudar o idoso e o processo de envelhecimento. Nesta área, o geriatria é referência para os outros especialistas. O acompanhamento geriátrico é destinado a pessoas idosas. Originalmente a Organização Mundial da Saúde (OMS) definia que esta idade mínima era de 65 anos para países desenvolvidos e 60 anos para países em desenvolvimento. No entanto, com o fenômeno mundial do envelhecimento, cada vez mais temos considerado a idade mínima de 65 anos para se definir um idoso. Para iniciar um acompanhamento geriátrico, primeiro é necessário ser idoso e desejar ter um médico responsável pela sua saúde de forma ampla. Outro bom motivo para iniciar esse acompanhamento especializado é querer envelhecer com saúde e prevenir doenças que costumam aparecer nessa fase da vida.

    0
    Drª. Carla Bezerra Lopes Almeida
    Drª. Carla Bezerra Lopes Almeida
    Geriatria
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
  • Bom dia. Sugiro 35 anos, quando os processos de renovação celular do nosso corpo começam a diminuir.

    0
    Dr. Durval Alves Oliveira
    Dr. Durval Alves Oliveira
    Biologia Molecular
    Nutrologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.