Cardiologia - Perguntas respondidas
-
A presença desses sintomas descritos, principalmente se reproduzidos aos esforços, podem ser causados por doença arterial coronariana (entupimento das artérias do coração). Se o quadro é estável, ou seja, se você sente essa dor há um certo tempo e ela está igual, você deve marcar uma consulta com o cardiologista para o correto diagnóstico e tratamento. Em caso de dor forte, com maior duração e mais frequente que o habitual, pode ser sinal de infarto e você deve encaminhar-se ao pronto socorro para uma avaliação de urgência.
-
Em primeiro lugar, é importante saber sua idade, se há história de doença das coronárias em sua família e se você tem colesterol elevado e diabetes. Se tiver todos os fatores, você tem uma grande chance de ter doença coronariana. Caso não tenha nenhum fator, a sua chance de doença coronária é bastante reduzida.
Dr. Isaac Majer RoitmanCardiologiaSolicitar agenda
-
As aferições de pressão arterial são variáveis mesmo, isso é fisiológico. O que se deve tomar cuidado é com a média das aferições, ou seja, o patamar em que ela oscila tem maior importância. Isso pode ser melhor obtido no seu seguimento com um cardiologista que cuide de seu coração, ou até mesmo com exame de MAPA (nem sempre necessário), enfim de várias maneiras e se confirmar que tem hipertensão arterial deve receber o devido tratamento com orientações não farmacológicas e dependendo da evolução com associação de medicamentos. Isso e variável entre os indivíduos.
-
Pode ser, importante realizar um check-up cardiológico.
-
Sim, pode ser. Procure um clínico e, se for possível, um cardiologista logo.
-
Importante sua idade! Tenho observado em pessoas idosas, atletas e pacientes com Doença de Chagas.