Há evidencias de um Quadro Depressivo. Seja como for, procure um Psiquiatra em sua cidade. Este profissional estará capacitado a realizar uma avaliação detalhada e recomendar um tratamento.
Sua mulher pode estar com um quadro depressivo. Procure um(a) psiquiatra para ela e leve a mesma para consulta. Atividade física regular e psicoterapia também ajuda muito. Abraço!
Pode ser efeito colateral do Citalopram. Procure hidratar-se melhor (1 litro para cada 30 kg de peso no mínimo por dia) que esse efeito colateral costuma cessar dentro de uma semana de uso.
Precisa ver qual a origem da sua dor de cabeça, se só veio a partir do uso do Citalopram ou se já existia. Se for efeito colateral do Citalopram, tende a melhorar dentro de 2-3 semanas. Caso a dor de cabeça persista, procure um neurologista.
Esta confusão entre Psiquiatra/Neurologista é bastante comum. Na verdade, se trata de especialidades médicas bastante diversas e com objetos bastante diversos também. O Psiquiatra está formado para tratar de "Transtornos Psíquicos ou Mentais", como Depressão, Ansiedade, Pânico, enquanto o Neurologista se especializou no diagnóstico e tratamento de "doenças neurológicas", tais como Epilepsia, Mal de Parkinson ou Coreia de Huntington. Um quadro mental como o descrito e que esta se agravando, a ponto de fazer um paciente recorrer ao Álcool como um último recurso, tipicamente é para ser avaliado por um Psiquiatra, e o mais brevemente possível. Melhoras!
Evidentemente há um quê de subjetivo nesta avaliação, sendo "questionada" de forma tão genérica... Um parâmetro fundamental é perguntar ao paciente se ele se sente melhor. Uma forma simples de fazer esta avaliação é perguntar ao paciente simplesmente se ele "está gostando" e se ele deseja prosseguir nesta terapia ou não. Mas estas respostas só podem ser dadas pelo próprio paciente.
A psicoterapia está sendo efetiva quando produz maior autonomia e autoconhecimento/autoconfiança, se há diminuição de sintomas e maior entendimento dos problemas e possíveis soluções. A psicoterapia bem feita promove também aumento de autoestima e autodeterminação. Se a psicoterapia é produtiva, o cliente sempre volta para a próxima sessão.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.