Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Esta confusão entre Psiquiatra/Neurologista é bastante comum. Na verdade, se trata de especialidades médicas bastante diversas e com objetos bastante diversos também. O Psiquiatra está formado para tratar de "Transtornos Psíquicos ou Mentais", como Depressão, Ansiedade, Pânico, enquanto o Neurologista se especializou no diagnóstico e tratamento de "doenças neurológicas", tais como Epilepsia, Mal de Parkinson ou Coreia de Huntington. Um quadro mental como o descrito e que esta se agravando, a ponto de fazer um paciente recorrer ao Álcool como um último recurso, tipicamente é para ser avaliado por um Psiquiatra, e o mais brevemente possível. Melhoras!
-
Evidentemente há um quê de subjetivo nesta avaliação, sendo "questionada" de forma tão genérica... Um parâmetro fundamental é perguntar ao paciente se ele se sente melhor. Uma forma simples de fazer esta avaliação é perguntar ao paciente simplesmente se ele "está gostando" e se ele deseja prosseguir nesta terapia ou não. Mas estas respostas só podem ser dadas pelo próprio paciente.
-
A psicoterapia está sendo efetiva quando produz maior autonomia e autoconhecimento/autoconfiança, se há diminuição de sintomas e maior entendimento dos problemas e possíveis soluções. A psicoterapia bem feita promove também aumento de autoestima e autodeterminação. Se a psicoterapia é produtiva, o cliente sempre volta para a próxima sessão.