Doutor Responde
Login

Psiquiatria - Perguntas respondidas

Se há 4 anos não tenho nenhum surto e voltei a ter vida normal, é esquizofrenia?
  • O que define a esquizofrenia são os sintomas de delírio, alucinações e outros sintomas, e o tempo que esses sintomas duram em você (no caso da esquizofrenia + de 6 meses). Quando você faz o tratamento e melhora, isso é um bom sinal de recuperação, mas não significa que você não tem mais a doença. Você a tem, porém ela está bem controlada. Não recomendo você suspender os medicamentos. Continue vivendo o que você conquistou, a qualidade de vida.

    0
Olá, trabalho há 3 anos no mesmo lugar. De uns 6 meses pra cá, comecei com crise de falta de ar, crise de choro, tudo acontece quando estou no trabalho. Já faço tratamento com medicação, mas não está resolvendo, cada vez está pior. O que posso fazer?
  • Precisa ser revista sua medicação, talvez não esteja respondendo à droga.

    7
    Drª. Maria Fatima Pega Tuzzolo
    Drª. Maria Fatima Pega Tuzzolo
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • Olá, tudo bem? Esse caso seu pode ser um transtorno de adaptação, TAG ou um quadro depressivo. Às vezes, o ambiente do trabalho e os problemas que nele há são o gatilho para o início de transtornos mentais. Sugiro você procurar o psiquiatra o quanto antes para poder estabelecer um diagnóstico com clareza. Você está fazendo tratamento sem resposta, nesse caso o melhor a fazer é retornar ao médico.

    3
Sindo uma tristeza muito grande. Uma frustração com a vida. Já fiz cirurgia bariátrica e estou tendo "reganho" de peso por não controlar a vontade de comer. Ultimamente tenho tido sentimentos tendentes à morte. Penso o tempo todo em morrer.
  • Muitas vezes, pessoas que fazem cirurgia bariátrica não buscam um acompanhamento psiquiátrico e psicológico antes da cirurgia e isso pode ser um problemão, pois você vai viver em um novo corpo, porém o hábito de vida obesa, os pensamentos e ideias de uma pessoa com muito peso não foram desconstruídos, e os conflitos com o peso e as consequências psíquicas que o excesso de peso traz também não. Daí, ao realizar a cirurgia sem ajuda especializada para resolver questões emocionais envolvidas com o excesso de peso, virá um fardo difícil de carregar, podendo resultar em depressão. Aconselho você procurar um psiquiatra o quanto antes. Valeu e saúde na cabeça.

    0
Meu filho tem 14 anos, não interage, só quer ficar no quarto, às vezes diz que me odeia. Já levei em psicólogos, mas já não sei mais o que fazer.
  • Leve mesmo a um psiquiatra da infância e da Adolescência.

    0
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • Boa tarde, o ideal seria levá-lo numa consulta com o Psiquiatra para poder realizar uma avaliação diagnóstica e planejar o tratamento adequado.

    0
Boa tarde, tenho uma filha com 25 anos, ela vive irritada, não fala com ninguém direito, é um stress só. Tem uma paranoia de não engordar, quase não come, sei q não é normal isso. Ela agora mora fora do país e vem de vez em qdo. Está cada vez pior.
  • Este tipo de comportamento pode ter muitas origens. Se isto ocorre só no contato com você, o problema pode estar na relação e vocês deveriam procurar fazer juntas uma psicoterapia.

    Irritabilidade excessiva pode ser característica da personalidade de uma pessoa ou pode indicar que está passando por problemas e frustrações. Neste caso, uma psicoterapia pode ajudar.

    A irritabilidade excessiva também pode ter origem em transtornos psiquiátricos: transtornos de personalidade como paranoide, obsessivo, borderline, podem apresentar graus maiores de irritabilidade. Depressão e mania do transtorno bipolar, assim como transtornos ansiosos podem também cursar com irritabilidade demasiada.

    Em relação ao que você chama de "paranoia" de não engordar, também a origem pode ser múltipla. Questões culturais como a procura por magreza, no mundo ocidental atual, podem levar a uma preocupação excessiva com o consumo de calorias. Algumas profissões, como a de bailarina ou modelo, propiciam ainda mais estes comportamentos. Por outro lado, transtornos psiquiátricos como a anorexia nervosa podem levar a este tipo de atitude.

    Deveria consultar presencialmente um psiquiatra para fazer o diagnóstico correto.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.