Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Prezado paciente-internauta,
O zumbido, pra além de um sintoma, representa um estado de acometimento do ouvido interno e/ou do segmento entre este e as conexões centrais, envolvendo o nervo auditivo etc.
Um acúfeno (barulho no ouvido) de característica pulsátil, diferentemente, sugere um tipo específico de doença vascular ocorrendo no ouvido.
Não há propriamente cura, mas há sim tratamento para ambos os casos e, em geral, o prognóstico é bom. Procure seu otorrino.
-
Na verdade, a cacosmia (sensação constante ou frequente de estar emitindo pelo nariz um odor desagradável) tem sintomas que incluem a percepção de um odor desagradável e pode ser real (cacosmia objetiva) ou imaginária (cacosmia subjetiva).
Uma boa anamnese, seguida de exame clínico do ouvido, nariz e garganta, ou com a realização de endoscopia, ajudam a especificar a origem da doença. Observar a capacidade olfativa do paciente também é importante. Exames de sangue e de imagens podem ser necessários para esclarecimento da causa.
Nos casos psiquiátricos, a condição é diagnosticada clinicamente pela consideração dos demais sintomas da enfermidade.
-
Olá, dor em garganta associada a alterações gástricas é provável de estar sendo causada por um aumento da acidez nas suas vias aéreas.
Procure um otorrino para examiná-lo! Através de nasofibroscopia e laringoscopia, dois exames realizados no próprio consultório, o médico já poderá iniciar o tratamento caso o diagnóstico se confirme!