Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Prezados Pais,
A recorrência das faringotonsilites bacterianas a um ponto em que comprometa a qualidade de vida da criança, bem como o aumento das tonsilas (amígdalas) palatinas, de tal sorte que torne a passagem do ar difícil ao nível do orofaringe, são os principais critérios para a cirurgia, única maneira de se resolver a questão.
Caso tenha sido indicado o procedimento, após um bom acompanhamento pelo vosso otorrino, entendam que não há urgência, mas o quanto antes, será melhor para a nossa pequena paciente.
-
Marque uma consulta com um otorrinolaringologista para avaliação. Não é comum uma criança de dois anos apresentar tantas inflamações ou infecções na garganta.
Equipe médica Centralx -
Infecções de garganta são relativamente comuns, principalmente entre os que vão para escola (creche), um ambiente propício para a "troca de figurinha" entre os coleguinhas. Nesta idade o mais comum é que estas infecções sejam causadas por vírus (mais de 80%). Isto quer dizer que 80% das vezes não há a mínima indicação do uso de antibiótico. A cirurgia tem a sua indicação (indicação relativa, diga-se de passagem) e o melhor é discutir com o médico que atende seu filho.
-
Caro internauta,
 
Dentre as causas mais comuns da sensação de ouvido cheio ou plenitude aural, destacamos o cerume impactado no conduto auditivo externo, a presença de secreção, muco residual (otite média sero-mucosa) e a hipertensão endolinfática (aumento da pressão dos líquidos do labirinto).
-
Esta questão depende muito da causa do seu zumbido. Quando ele é causado por causas identificáveis, em geral, tem cura. Quando não encontramos a causa, tem controle.
-
Depende do caso.