Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Olá,
existem diversos tratamentos para o ronco, tanto clínicos quanto cirúrgicos. É importante que faça uma avaliação com um Otorrinolaringologista para identificar qual seria o tratamento mais adequado para o seu caso.
-
Prezado internauta,
 
A voz realmente é algo muito importante em nossa identificação, ela nos personifica quase como uma impressão digital.
 
Entendemos que as características agudas (mais comuns no gênero feminino) quando presentes no timbre de homens, podem ser a causa de muita insatisfação.
 
Trata-se de uma questão constitucional, isto é, algo próprio da estrutura anatômica do seu aparato fonatório, mas que, com uma boa avaliação pelo seu otorrino, poderá se chegar a um diagnóstico e a uma proposta terapêutica, com a indicação, eventualmente, de um procedimento cirúrgico denominado tireoplastia.
 
Procure o seu Otorrino.
-
Prezado internauta,
A obstrução nasal unilateral é relativamente comum e as causas são diversas.
Geralmente há uma questão mais estrutural/mecânica implicada no processo, oferecendo resistência à entrada do ar. Só para citar algumas possibilidades, o otorrino deve ter em mente desvio septal, polipose nasossinusal, insuficiência alar, estenose óssea do forame piriforme, papiloma invertido etc.
Uma avaliação com o seu otorrino possibilitará o diagnóstico preciso e uma proposta terapêutica adequada para o seu caso. -
Provavelmente você tenha uma alteração estrutural dentro do seu nariz que impede o fluxo de ar adequado, como um desvio de septo (parede que separa as duas narinas) ou um pólipo. Trauma nasal pode levar a um nariz torto que também prejudica a respiração, mais de um lado. Dependendo da idade (como em crianças) podem existir outras causas que serão esclarecidas em uma consulta com o especialista e, sim, cirurgias podem resolver!
-
Caro,
normalmente estas cavidades, que chamamos criptas, aumentam a chance do depósito de restos alimentares no local seguido de fermentação bacteriana e a criação de massas com cheiro ruim e que podem causar dor e mau hálito. Considerando que este seja seu caso, não se procedem biópsias, mas há tratamentos clínicos, com medicamentos, e em casos selecionados cirurgia.
Espero ter ajudado. -
Prezado,
esse problema é muito comum e se chama Amigdalite Crônica Caseosa. Essas massas esbranquiçadas são resquícios de alimentos e saliva. Normalmente não há necessidade de biópsia, principalmente se isso ocorrer em ambas as amígdalas. Alguns pacientes se beneficiam de uma higiene bucal caprichada, incluindo escovação da língua e enxaguantes específicos; porém alguns acabam recorrendo à cirurgia das amígdalas para eliminar o problema. Um abraço. -
Prezado paciente-internauta,
a estrutura descrita corresponde provavelmente a "cáseos". Trata-se do resultado entre a ação de seus anticorpos sobre restos alimentares e celulares que ficaram aprisionados nas criptas das suas tonsilas palatinas (amígdalas) resultando nesta estrutura pétrea, de coloração branco-amarelada e muitas vezes fétida. Procure o seu otorrino. Há tratamento.