Infectologia - Perguntas respondidas
-
O período de "incubação" do vírus é de 6 meses (isto é, "janela sorológica").
Tempo entre contágio e confirmação por sorologia (pesquisa de anticorpos); sendo assim um acidente há 10 anos já seria detectável através de exames...
Vale a pena investigar outras causas como, por exemplo, parasitoses e intolerâncias alimentares. -
Não. A "incubação" do vírus HIV ocorre no máximo de 1 a 2 meses após a exposição. Devido aos seus sintomas atuais, você deve procurar em Clínico Geral para avaliação das possíveis causas, que não têm relação com esse acidente há mais de 10 anos.
-
O herpes labial é causado por um vírus (Herpes simplex tipo 1) que se aproveita de momentos de estresse fisiológico do corpo (alguma doença, extremos de temperatura, estresse da rotina, etc.) para causar lesões. Não existe cura, nem vacina. Mas existem tratamentos que podem reduzir as recidivas. Procure um médico para avaliar seu caso!
-
O exame de sangue geralmente utilizado para diagnóstico de toxoplasmose é a sorologia, na qual dois tipos de anticorpo são avaliados: IgM e IgG. A interpretação deste resultado é baseada no comportamento esperado para esses anticorpos numa curva e, mesmo para profissionais experientes, pode não ser tão óbvia. Se seu resultado deu IgM positivo, é possível que tenha uma infecção aguda, neste caso deve procurar um infectologista, mesmo que não tenha sintomas, e se for uma gestante, deve fazê-lo com bastante urgência. Se seu exame foi positivo apenas para IgG (com IgM negativo), é provável que seja decorrente de uma infecção já antiga, mas procure um infectologista assim mesmo. Caso tenha notado perda na qualidade da visão, independente de qual foi o tipo de anticorpo positivo, procure um oftalmologista com urgência.
-
A prova da tuberculina ou teste de Mantoux é um dos testes complementares para o diagnóstico da tuberculose. Ele pode ser mostrado a um pediatra, clínico geral, infectologista ou pneumologista. O ideal é ser mostrado para o médico que solicitou o exame, para que seja um exame complementar à história clínica do paciente e ao exame físico realizado.
Equipe médica Centralx
-
A esporotricose é uma doença causada por um tipo de fungo para o qual a cefalexina não teria efeito, pois este medicamento só tem ação contra bactérias. O tratamento específico para esporotricose não é simples e necessita acompanhamento médico durante todo o tratamento até alguns meses depois, pois pode haver reativação da doença. O melhor antifúngico para tratamento tem uma série de contraindicações e pode não funcionar dependendo do tipo de alimentação do paciente. O tempo de tratamento é geralmente longo, e varia de acordo com as características da lesão inicial e evolução do paciente. Sugiro que procure um infectologista ou dermatologista e, quando for marcar a consulta, pergunte se o médico tem experiência neste tipo de doença.