Infectologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia.
É importante mostrar o exame ao médico, clínico ou infectologista, para descartar a suspeita clínica inicial e avaliar se há necessidade de complementar a investigação diagnóstica.
Quanto ao trabalho, apenas a tuberculose pulmonar e laríngea teriam risco de contágio/transmissão para outras pessoas. Estando sem clínica e com exames negativos, você estaria apto a retornar ao trabalho, caso não haja outra situação de saúde que o impeça.
Luciano Arraes -
Se foi feita uma hipótese diagnóstica de tuberculose, é bom que seja descartada antes do retorno ao trabalho. As únicas formas de tuberculose que são contagiosas são a tuberculose pulmonar e a tuberculose da laringe. Essas formas cursam com tosse, febre e perda de peso (usualmente). Fico à disposição!
-
O período de "incubação" do vírus é de 6 meses (isto é, "janela sorológica").
Tempo entre contágio e confirmação por sorologia (pesquisa de anticorpos); sendo assim um acidente há 10 anos já seria detectável através de exames...
Vale a pena investigar outras causas como, por exemplo, parasitoses e intolerâncias alimentares. -
Não. A "incubação" do vírus HIV ocorre no máximo de 1 a 2 meses após a exposição. Devido aos seus sintomas atuais, você deve procurar em Clínico Geral para avaliação das possíveis causas, que não têm relação com esse acidente há mais de 10 anos.
-
O herpes labial é causado por um vírus (Herpes simplex tipo 1) que se aproveita de momentos de estresse fisiológico do corpo (alguma doença, extremos de temperatura, estresse da rotina, etc.) para causar lesões. Não existe cura, nem vacina. Mas existem tratamentos que podem reduzir as recidivas. Procure um médico para avaliar seu caso!




