Cirurgia do Aparelho Digestivo - Perguntas respondidas
-
Existem vários tipos de hérnia: hérnia de hiato diafragmático, hérnia inguinal, umbilical, incisional, hérnia de disco, entre outras.
Cada tipo de hérnia possui uma técnica cirúrgica e cuidados a serem tomados.
Oriento procurar um cirurgião que poderá te esclarecer sobre qual tipo de hérnia você possui, quais as possibilidades terapêuticas, riscos, benefícios e possíveis complicações de não operar e complicações cirúrgicas.
-
O ideal será saber se tem critério para cirurgia bariátrica. As diretrizes do Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica é ter IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 40, quando tem Obesidade Mórbida ou IMC > 35 com comorbidades, como por exemplo Apneia do Sono, que é algo que pelo que falou pode ter. Comece procurando um médico de sua confiança para saber se tem critério.
-
Se não tiver nenhum sintoma e o diagnóstico estiver correto, não há necessidade nenhuma de cirurgia. Apenas acompanhamento com ultrassonografia. Procure um cirurgião do aparelho digestivo ou hepato-bilio-pancreático.
-
A migração do cálculo da vesícula para o canal da bile, coledocolitíase, pode induzir a vários problemas entre eles a icterícia (amarelão no corpo), pancreatite (inflamação do pâncreas), colangite (infecção do fígado) entre outras. Sempre que o cálculo migra, é indicado a retirada do cálculo devido aos riscos das complicações. Sugiro conversar com o médico para esclarecer as dúvidas.


