Doutor Responde
Login

Cirurgia do Aparelho Digestivo - Perguntas respondidas

Há cerca de 2 anos descobri que estava com uma pedra na vesícula, devido a algumas dores e mal-estar, procurei o médico novamente este ano... e descobri que estou com mais de cinco. Só não fiz a cirurgia ainda, pois estou com bebê pequeno.
  • A cirurgia de retirada da vesícula é muito confortável. Opera de manhã, vai embora de tarde e não fica longe da bebê não, quando não há intercorrências no intra-operatório. Daí, quando é por vídeo (laparoscopia, alguns leigos chamam de "cirurgia a laser") você retorna ao trabalho em 7 dias. A bebê pode ficar em seu colo, só não é recomendável levantar peso antes de 3 semanas. Agora, você só se sente bem após 30 dias mesmo, porque toda a cirurgia deixa a gente meio zonzo da anestesia. Antigamente, se fazia cirurgia aberta, o paciente demorava 6 semanas para levantar peso, mas hoje tudo isso mudou. Se a sua vesícula inflamar de verdade, você vai ficar vários dias longe de sua bebê. Consulte um cirurgião do aparelho digestivo e opere enquanto não está inflamado que é melhor. Melhoras!

    0
    Drª. Clarissa Alster Vicente
    Drª. Clarissa Alster Vicente
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Cirurgia Videolaparoscópica
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Agende consulta com gastro cirurgião ou cirurgia geral para agendar a cirurgia - ela é feita por laparoscopia e deve ser feita o quanto antes para evitar complicações da doença, tais como pancreatite ou colecistite (inflamação no pâncreas/vesícula).

    0
    Dr. Rogerio Serafim Parra
    Dr. Rogerio Serafim Parra
    Coloproctologia
    Ribeirão Preto / SP
    Solicitar agenda
Bom dia. Fiz uma redução de estômago há 8 anos e agora começou a sair uma secreção pelo umbigo amarelada e com cheiro ruim. O que pode ser?
Há 3 anos fiz uma cirurgia de intestino na qual fiquei usando uma bolsa. Às vezes, penso em fazer a reconstrução, mas tenho medo de voltar o estufamento na barriga e as dores insuportáveis, isso tem risco?
  • A reconstrução do trânsito intestinal deve ser feita somente após exames rigorosos, que avaliem o risco e o benefício da cirurgia. Sugiro que procure um cirurgião de sua confiança e realize uma consulta individualizada para o seu caso. Boa sorte.

    0
    Dr. Demétrius Germini
    Dr. Demétrius Germini
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Coloproctologia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Tive uma diverticulite complicada, foi retirada uma parte do meu intestino, uso uma bolsa de colostomia. O médico disse ser irreversível. Não há forma alguma mesmo de fazer uma reversão?
  • As chances da reconstrução do trânsito intestinal, ou seja, conversão da colostomia são de +ou - 30% de não conseguir fazer a cirurgia, para isso é necessário avaliação com colonoscopia para avaliar o quanto de intestino resta para fazer a anastomose. Além disso, há outros fatores também que podem influenciar na hora da reconstrução. O ideal é passar em consulta e avaliar o caso individualmente.

    0
    Drª. Aline Cristina Kusumoto
    Drª. Aline Cristina Kusumoto
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Coloproctologia
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Boa noite. Fiz uma tomografia e deu linfonodos na raiz do mesentério, menores que 1cm. O que isso quer dizer? O médico disse que também estou com cirrose, mas não fez nenhuma biópsia, deu ascite também. Gostaria de uma resposta concreta, se possível.
  • O diagnóstico de cirrose pode ser sugerido por tomografia. Entretanto, o diagnóstico definitivo daí é por FIBROSCAN que, quando bem feito, substitui a biópsia hepática na maior parte dos casos. O mal deste século é a cirrose NASH que é aquela por esteatose hepática (fígado gorduroso) que pode acabar em transplante de fígado se não tratado. A verdade é que a sra/sr tem de consultar com um médico experiente e em quem a sra confie.

    0
    Drª. Clarissa Alster Vicente
    Drª. Clarissa Alster Vicente
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Cirurgia Videolaparoscópica
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.