OXALATO DE ESCITALOPRAM - Perguntas respondidas
- 
		
		Não há contraindicação do uso de zolpidem conjuntamente com escitalopram. Porém, deve-se lembrar que o zolpidem não cura a insônia, apenas trata a insônia inicial (dificuldade de iniciar o sono) e apenas enquanto estiver no organismo. Também, após algum tempo de uso, pode levar a habituação e, com isto, a funcionar menos, sem que se aumentasse a dose. E, se a dose for aumentada a cada vez que ocorrer habituação, os efeitos colaterais (riscos de quedas durante a noite e problemas de memória) também aumentam. Assim, os estudos sugerem que não seja usado por mais que poucas semanas (segundo alguns autores, não mais que duas). Porém, se a insônia for devida a depressão ou transtorno ansioso tratável com o escitalopram e houver resolução do quadro de depressão ou ansiedade, geralmente é possível retirar o zolpidem, com o devido cuidado e a pessoa ficar sem insônia. 
- 
		
		A medicação psiquiátrica leva em torno de duas a 6 semanas para começar a fazer efeito, podendo variar de uma pessoa para outra, esse período. Ainda assim, após três meses sem qualquer melhora, a medicação deve ser trocada. Procure seu psiquiatra para nova avaliação e troca da medicação. 
- 
		
		É possível que uma parte dos efeitos tenha sido do escitalopram e outra parte tivesse outras causas, outros componentes da "fórmula" ou mesmo causas extrínsecas ao composto. Qual a pergunta? 
- 
		
		O omeprazol inibe a ação da enzima P4502C19, o que aumenta a concentração de escitalopram. Pode ser usado, mas o médico deve prestar atenção a eventuais efeitos colaterais deste aumento de concentração. 
 
						



