Sexologia - Perguntas respondidas
-
No meu consultório os pacientes com queixa de disfunção erétil se encontram na faixa de 23 a 50 anos, sendo a grande maioria abaixo dos 35 anos. Causas orgânicas para a disfunção erétil normalmente são encontradas em homens que já se encontram em uma idade mais avançada e que já apresentam algum tipo de doença que possa ter como consequência a disfunção erétil. Desta forma, a grande maioria apresenta causas de ordem psicológica e não orgânica. Assim como todas as queixas sexuais, os fatores emocionais, educacionais e psicológicos devem ser avaliados e tratados para que a satisfação sexual possa ocorrer, com a eliminação da queixa. Cada caso é um caso e fica difícil e muito simplista dar dicas para resolver a questão, ou seja, têm que ser verificadas as causas em cada caso para um tratamento eficaz.
Walkiria FernandesSexologia
-
Sim. É necessário acompanhamento multidisciplinar, inclusive com psicólogo especialista.
Bruna Coelho FernandesSexologia
-
São muitos os fatores que interferem no desejo sexual. Pode ser uma fase que esteja mais tensa ou preocupada com problemas pessoais, pode ser relacionado a questões hormonais. Sinta-se a vontade para procurar um ginecologista e endocrinologista. É importante também procurar um psicólogo para verificar se existem mais fatores emocionais ligados a esta diminuição de libido.
Bruna Coelho FernandesSexologia
-
É preciso investigar se existe algo na relação que está mal resolvido ou algum problema anterior vinculado a experiências sexuais negativas.
Procure um profissional de confiança e informe-se a respeito.
Cuidar da sexualidade é importantíssimo para ter qualidade de vida e um bom relacionamento com o parceiro.Bruna Coelho FernandesSexologia
-
Dependendo da frequência que se manifesta, pode ser zelofilia, uma parafilia relacionada ao prazer em sentir ciúmes. É preciso compreender a natureza desse desejo e verificar se ele não está relacionado a outras experiências passadas.
Bruna Coelho FernandesSexologia