Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Prezado paciente-internauta,
 
É necessária uma avaliação do seu nariz por um especialista, o otorrinolaringologista, para que possamos descobrir a causa da obstrução, ou seja, chegar a um diagnóstico.
 
Só assim, de posse disso, poderemos indicar o tratamento mais adequado e específico para o seu problema.
 
Evite a auto-medicação, ainda mais destas gotas nasais, que apresentam uma série de possíveis complicações.
 
Forte abraço!
-
Prezado paciente-internauta,
 
A estrutura a que você se refere pode ser o septo nasal ("pilastra" em forma de placa que sustenta o nariz e o divide em duas narinas) ou mesmo os cornetos ou turbinas nasais, estruturas situadas nas porções laterais das narinas, responsáveis pelo aquecimento, umedecimento e filtração do ar inspirado.
 
Se o problema for o chamado desvio do septo, em geral, o tratamento é cirúrgico e na maior parte dos casos, quando é possível, esperamos até que seu crescimento se estabilize após os 14 anos para só então operar. Caso esteja a obstrução, ligada ao aumento dos cornetos nasais somente, o tratamento pode ser clínico, com medicamentos, ou cirúrgico.
 
Siga as orientações do seu médico.
-
Prezados pais, de fato, a obstrução nasal pode dificultar muito a alimentação, pois, com a via pela qual o alimento é acessado sendo compartilhada pela respiração, as refeições podem se tornar de fato sufocantes. Da mesma forma, a drenagem do muco persistente pode interferir na pele do vestíbulo nasal, causando fissuras. Procure um otorrino, há muito o que ser feito e, em geral, os resultados são excelentes.
-
Precisamos fazer uns exames de imagens para avaliar localização destes cistos e ver características dos mesmos. Existe a possibilidade de apenas acompanharmos e nada fazer. Aguardo contato.