Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
Em geral, não é recomendado que se realize múltiplas punções do joelho para a retirada do líquido articular em excesso.
 
A recidiva do derrame articular significa que há algum insulto ocorrendo à articulação, o que somente será resolvido após realizado o diagnóstico, que pode incluir doenças articulares como artrites inflamatórias, artrose e lesões ligamentares ou meniscais.
 
Não recomendo novas punções. Recomendo que procure um ortopedista especialista em joelho para fazer um diagnóstico definitivo e iniciar seu tratamento.
-
Isso não é normal, significa que há alterações degenerativas na coluna que, apesar de iniciais, devem ser tratadas para evitar a piora do quadro. Isso pode causar dor local, perda de amplitude de movimento da coluna e até mesmo a compressão dos nervos da coluna, que leva a formigamento e perda de força nos membros inferiores.
 
Recomendo procurar um cirurgião de coluna para iniciar seu tratamento.
-
A cirurgia é indicada em casos mais graves e costuma ser acompanhada por algum período de imobilização, em geral, de cerca de 3 a 4 semanas. Tanto uma órtese (espécie de tala plástica) quanto o gesso podem ser utilizados.
Recomendo que procure maiores orientações com o cirurgião especialista em ortopedia pediátrica.
-
O impacto isquiofemoral é a compressão de tecidos localizados entre duas estruturas ósseas, o túber isquiático, no osso do quadril, e o trocânter menor, no fêmur. Em algumas pessoas, essas estruturas ósseas se encontram mais próximas uma da outra, o que pode comprimir as estruturas que se encontram entre elas.
A principal estrutura comprimida é o músculo quadrado femoral e a principal queixa é dor na região inguinal e no quadril.
Não existe consenso em relação ao tratamento, que costuma incluir reabilitação com fisioterapia e infiltrações locais com medicações anti-inflamatórias.
Recomendo que procure um ortopedista especialista em quadril para orientar seu tratamento.