Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
Quando se torce o tornozelo, é comum o inchaço local e a dor devido a eventuais lesões ligamentares que possam ocorrer. Mais raramente, uma torção pode causar uma fratura do tornozelo.
Um caso como o seu merece uma avaliação por um ortopedista para que se descarte fraturas e que se identifique possíveis lesões ligamentares. Somente assim é possível se instituir o tratamento adequado, que lhe trará o melhor resultado.
-
As doenças articulares podem causar muito desconforto pois envolvem regiões que sempre estão em movimento. No seu caso, recomendo uma avaliação a fundo com ortopedista geral ou especialista em joelho para buscar seu diagnóstico correto e iniciar seu tratamento. Doenças como a artrose, lesões meniscais ou até mesmo doenças da coluna que acometem os nervos que vão até os joelhos podem causar o seu desconforto. É importante diferenciar estes diagnósticos antes de iniciar o tratamento.
-
Dependendo da sua idade e da presença de trauma ou não, podemos pensar em diversos diagnósticos, que vão desde doenças inflamatórias crônicas, como doenças reumatológicas, até lesões mecânicas, como ruptura de tendões do ombro.
É necessário fazer uma avaliação com um ortopedista geral, inicialmente, para que se estabeleça um diagnóstico e se inicie o tratamento mais adequado.
-
Todas as alterações mencionadas são lesões degenerativas da coluna vertebral, infelizmente muito comuns atualmente devido ao sedentarismo e à má postura. São lesões que se estabelecem gradativamente, ao longo de muito tempo, e que por isso precisam de um longo período de tratamento para que haja melhora. Recomendo que agende uma consulta com ortopedista especialista em cirurgia da coluna para que seja avaliada e inicie seu tratamento.
-
O tratamento sempre existe, mas leva tempo. Essas alterações se estabelecem progressivamente, devido ao sedentarismo e à má postura, durante muitos anos. O tratamento, portanto, não é possível a curto prazo. São necessários muitos meses de fisioterapia e correção postural, atividade física e perda de peso para que haja melhora. Mas sim, existe tratamento.