Doutor Responde
Login

Neurologia Pediátrica - Perguntas respondidas

Gostaria de saber qual médico devo procurar. Minha filha de 3 anos está com um comportamento estranho, se bate, se morde, é inquieta, está com atraso de fala, tem sensibilidade a toques e à luz, tirando outros sintomas. Acho que ela tem autismo.
  • Boa tarde.

    Tanto o neuropediatra quanto o psiquiatra infantil estão habilitados para avaliação de autismo.

    2
    Drª. Leticia Suzue Oya Kabashima
    Drª. Leticia Suzue Oya Kabashima
    Neurologia Pediátrica
    Pediatria
    Manaus / AM
    Solicitar agenda
O exame sanguíneo é confiável como diagnóstico para o distúrbio do autismo?
  • O autismo em poucos casos faz parte de uma síndrome genética mais complexa, do qual é uma das características. O diagnóstico de autismo é na maioria das vezes apenas clínico, servindo os outros exames laboratoriais apenas para excluir outras doenças.

    2
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Neurologia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Preciso saber: como diagnosticar e tratar criança com déficit de atenção?
  • A pergunta implica que há alguém com suspeita desse diagnóstico. A conduta correta é levar à consulta com um profissional que entenda de déficit de atenção, como um psiquiatra ou neurologista. Antes de marcar a consulta, sugiro perguntar se o médico trata déficit de atenção.

    2
    Dr. Sergio da Silva Costa
    Dr. Sergio da Silva Costa
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Igrejinha / RS
    Solicitar agenda
Minha filha tem um ano e um mês, desde três meses ela tem convulsão. Toma dois tipos de medicação (sabril e depakene), mas o problema é que ainda tá molinha, o corpo todo, principalmente o pescoço. Por favor, me dá uma orientação.
  • Olá, pelo curto relato imagino que sua filha foi diagnosticada com Síndrome de West, na qual ocorre atraso no desenvolvimento e hipotonia (a criança fica ''mole''). O tratamento quando instituído precocemente e adequadamente visa melhorar estes sintomas apresentados, bem como as crises convulsivas (espasmos). O acompanhamento regular com um especialista em neurologia infantil é essencial para o acompanhamento da resposta à medicação anticonvulsivante, efeitos colaterais, adequação da posologia e até instituição de outro tipo de tratamento quando necessário.

    2
    Dr. Reinaldo Regis Silva
    Dr. Reinaldo Regis Silva
    Neurologia
    Neurologia Pediátrica
    Anápolis / GO
    Solicitar agenda
Minha filha tem 5 anos, já teve 2 convulsões uma com 2 anos e a outra agora com 5 anos. A médica pediu uma avaliação da neuro porque as duas vezes que ela convulsionou estava com 38,5°C de febre.
  • Bom dia! A convulsão febril, dependendo das suas características, é benigna e auto-limitada, desde que ocorra vigência de febre e geralmente cessa após os 6 anos de idade. O médico neurologista poderá avaliar quais as características clínicas destas duas crises, podendo tranquilizá-la ou orientá-la caso haja necessidade de investigação.

    2
    Drª. Nayara Immich
    Drª. Nayara Immich
    Neurologia
    Chapecó / SC
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.