Doutor Responde
Login

Neurologia Pediátrica - Perguntas respondidas

Neurologista faz diagnóstico de problemas de TDA ou TDAH?
  • Sim, TDAH ou TDA faz parte da grade curricular do curso de especialização de Neurologia.

    3
    Dr. Gustavo Liberato
    Dr. Gustavo Liberato
    Neurologia
    Caratinga / MG
    Solicitar agenda
  • Qualquer médico pode realizar o diagnóstico e tratamento de doenças, mas o melhor profissional é aquele que tem costume com o quadro e, o principal, de sua confiança, pois o tratamento e controle da doença vai depender muito das suas informações e das suas ações após as orientações.
    Já entre especialistas, os mais indicados são Psiquiatra infantil e o Neurologista Infantil. Na falta desses profissionais na sua região, procure o que tem experiência e paciência com atendimento pediátrico, pois será muito importante a confiança do seu filho com o médico.

    0
Minha filha não dorme à noite, passa a noite em claro. Não sei o que fazer.
  • Procure um Neurologista qualificado em distúrbios do Sono, sua filha pode estar apresentando o ciclo circadiano invertido ou doenças que atrapalhem o sono noturno. Alguns exames como Polissonografia,Tc de Crânio e exames laboratoriais deverão serem abordados pelo Neurologista.

    2
    Dr. Gustavo Liberato
    Dr. Gustavo Liberato
    Neurologia
    Caratinga / MG
    Solicitar agenda
Meu filho tem 5 anos e se queixa de dor na cabeça, geralmente quando está com sono, quando entra no carro e quando está ansioso. É normal?
  • Recomendo que leve seu filho a uma consulta especializada, para que o médico avalie se há algum fator de risco neste sintoma.

    0
    Dr. Luiz Henrique de Freitas Paula
    Dr. Luiz Henrique de Freitas Paula
    Neurologia
    Barra do Garças / MT
    Solicitar agenda
Meu filho tem 14 anos e, desde os 8, ele apresenta "apagões" e foi diagnosticado com epilepsia. Queria saber se tem cura e quanto tempo leva o tratamento.
  • Algumas epilepsias podem ter remissão, que seriam as epilepsias causadas pelo não amadurecimento cerebral, sendo assim quando o mesmo estiver amadurecido, pode não ocorrer novos sintomas.

    O tratamento medicamentoso ajuda a regular a atividade cerebral anormal, mas não irá levar à cura, podendo ser necessário utilizar a medicação por toda a vida.

    0
Meu filho de 7 anos está agitado na escola, em casa não, sugeriram um médico. Levei ao médico, disse que é tédio por ser muito inteligente. A escola sugere TDA, mas estuda desde os 2 e nunca falaram antes, meu filho diz que quer se divertir.
  • A criança deve ser observada atentamente, pois a escola é uma das ferramentas que temos para diagnósticos precoces. Contudo, uma criança que tem TDAH não seleciona locais para apresentar sintomas, sendo assim comece a observar, em locais diferentes, nos quais ela não tem costume de estar, como ela se porta, para então assim começar a pensar em TDAH. De qualquer forma, uma parte da sua pergunta já diz contra TDAH. "agitado na escola, em casa não", sendo apenas necessário observar e não rotular.

    3
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.