Mastologia - Perguntas respondidas
-
Prezada paciente, um caso de descarga papilar persistente, deve ser investigado com uma biópsia designada como ressecção de ductos principais da mama. Normalmente, através de uma cirurgia com uma incisão ao redor da aréola mamária. Antes de seguir para este procedimento, é necessário realizar exames de imagem como mamografia e ultrassonografia da mama para verificar sobre a existência ou não de lesões mamárias associadas ao quadro de descarga papilar. Caso existam uma biópsia direcionada para tal lesão, guiada por imagem é mais apropriada.
-
Boa tarde. Os nódulos benignos até 12 mm podem regredir e desaparecer com a diminuição hormonal da pós menopausa, portanto, é benéfico o acompanhamento evitando cirurgias desnecessárias para estas condições. O diagnóstico do nódulo pode ser estabelecido sem cirurgia através do core-biopsy e punção no início do seguimento. O nódulo existente há 3 anos sem crescimento é critério absoluto de benignidade não necessitando core-biopsy ou punção.
-
Bom dia. Existem várias causas de dor no seio (mastalgia), podendo ser hormonal, miofascial, nevralgia intercostal, osteocondrite paraesternal e outros. O câncer não se manifesta assim, representa algo benigno. Recomendo agendar uma consulta com mastologista e ser examinada. O exame permite rastrear as condições acima.
