Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
Basicamente, no uso de medidas de profilaxia de trombose. O anticoagulante oral mais adequado na SAAF é a varfarina (Marevan). Em determinadas situações (ex: internação, realização de cirurgia ou procedimento invasivo), a enoxaparina pode ser preferível pela maior facilidade de manejo.
-
O tubo padrão de coleta para hemograma contém um anticoagulante chamado EDTA. É o contato com o EDTA que causa a agregação das plaquetas e o resultado falsamente baixo das contagens (pseudotrombocitopenia). O citrato de sódio é um anticoagulante alternativo, presente no tubo padrão para testes de coagulação, e não causa a agregação.
-
A trombocitose primária é uma doença da medula óssea caracterizada por produção excessiva de plaquetas. A produção de plaquetas torna-se autônoma, fugindo aos mecanismos fisiológicos que regulam o processo.
Trombocitose secundária é o aumento das plaquetas causado por causas externas à medula óssea, como a inflamação sistêmica, infecções, neoplasias, deficiência de ferro, retirada do baço, uso de medicamentos estimulantes da produção de plaquetas (ex: eltrombopague olamina) ou outros.

