Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
Vamos lá... Não existe trombose "bem espontânea". Os médicos classificam as tromboses em espontâneas (quando a história, o exame físico e os exames complementares não revelam algo que possa explicar a ocorrência de trombose) ou provocadas (quando algum fator desencadeante é encontrado, como cirurgias, fraturas, imobilização prolongada, câncer etc). Quanto às manchinhas, o melhor é marcar uma consulta quando elas aparecerem, para que o médico possa dizer se são púrpuras ou não.
-
Para melhor estudo do metabolismo do ferro, é necessário dosagem não só do ferro, mas também ferritina, transferrina e índice de saturação de transferrina. Aumento do ferro/ferritina no sangue tem diversas causas como inflamações, condições genéticas, excesso de suplementação com ferro ou excesso de transfusões de hemácias. Esta condição requer investigação detalhada com o médico.
-
Anemia é diagnosticada no hemograma, pelo nível de hemoglobina ou pelo hematócrito (são equivalentes). É possível ter ferritina alterada sem anemia. No entanto, uma ferritina de 10 mostra que você está à beira de uma deficiência de ferro, e que, se não for corrigida, poderá levar brevemente a uma anemia.

