Ginecologia e Obstetrícia - Perguntas respondidas
-
Provavelmente sim. Com este dado não temos como avaliar sua possibilidade de gestação. Cistos (folículos) de 8mm (menores que um centímetro) são encontrados na maioria das mulheres em idade fértil e não prejudicam, em geral, a fertilidade.
Marcar consulta
Dr. Carlos Alberto Marcondes de OliveiraGinecologia E ObstetríciaCirurgia VideolaparoscópicaSão Paulo / SP
-
Deve passar por uma avaliação com um ginecologista. Deverá ser feito um exame ginecológico detalhado e pedidos alguns exames para melhor elucidação diagnóstica. Pode-se tratar de uma doença chamada endometriose. Também deverão ser excluídas outras possíveis doenças inflamatórias pélvicas e intestinais.
Marcar consulta
Dr. Carlos Alberto Marcondes de OliveiraGinecologia E ObstetríciaCirurgia VideolaparoscópicaSão Paulo / SP -
A melhor conduta é uma videolaparoscopia, para ser diagnosticado o tipo de tumor de ovário que você tem.
Na maioria das vezes, seria um quadro de endometriose, principalmente quando menstruada dá dor à evacuação, pois o endometrioma pode estar já em contiguidade com os intestinos.
-
Normalmente em pacientes que estão amamentando usamos contraceptivos com apenas progesterona (cerazette, depo provera, por exemplo). Essas medicações fazem com que as pacientes entrem em amenorreia, que é a parada da menstruação. Se você estiver fazendo uso correto da medicação é normal. Nenhuma informação em redes sociais substitui a consulta médica. Espero que tenha te ajudado.
-
Boa noite! Na verdade a medicina trabalha há muito tempo na prevenção dessas patologias, isto é, na detecção de lesões que antecedem o Carcinoma invasor (câncer). Os exames que estruturam esse trabalho são: exame ginecológico com coleta da Citologia Oncótica (Exame papanicolau), que devem ter um periodicidade independente de sintomas; colposcopia em casos específicos (alteração no resultado da citologia ou no exame ginecológico) e biópsia no caso da presença de lesões da vulva, colo ou vagina. Para maiores esclarecimentos consultar seu ginecologista.
-
Para o câncer de colo de útero seria a colpocitologia (preventivo), junto com uma colposcopia com biópsia (caso dê alguma suspeita). No caso do Corpo de útero, seria realizar uma videohisteroscopia, mas sabendo que esse tipo de câncer tem as suas incidências maiores em pacientes nulíparas (que nunca tiveram filhos), diabéticas, hipertensas e obesas. O primeiro sinal de câncer de útero (corpo) é o sangramento. No caso de câncer de vagina, uma citologia com posterior vaginoscopia.




