Geriatria - Perguntas respondidas
-
Todo geriatra é Clínico Geral, portanto não há um tempo exato. O trabalho preventivo para envelhecer bem é muito importante.
-
É importante seguir bem a prescrição médica que costuma incluir antibióticos, inalações e medicações adjuvantes. Na maioria dos casos, a fisioterapia respiratória pode auxiliar na recuperação. Ter um geriatra que acompanhe esse processo é fundamental.
-
Olá, talvez o exame mais importante seja o exame feito pelo médico, avaliando as queixas, realizando alguns testes e caracterizando melhor esse problema. Alguns exames de sangue (como TSH, vitamina B12...) e outros de imagem (tomografia ou ressonância do crânio) podem ser solicitados se há essa suspeita. Lembre que esses exames são complementares e não substituem uma boa consulta.
-
Olá. Os sintomas de depressão no idoso costumam ser diferentes dos pacientes mais jovens. Um geriatra com certeza deve avaliar bem essas questões, diagnosticar e ajudar no tratamento.
-
A depressão tanto pode ser a doença em si, como pode fazer parte ou ser consequência de alguma outra doença.
As doenças reumáticas na sua maioria são acompanhadas por depressão, como também algumas doenças da tireoide ou mesmo diabetes.
Se em onze anos o foco da Depressão foi pela doença em si e não resolveu, seria válido investigar uma causa orgânica.