Geriatria - Perguntas respondidas
-
Alterações na pele dos indivíduos com mais de 60 anos costumam ser provenientes do processo de envelhecimento cutâneo.
 
Observações realizadas mostram que mais de 50% dos idosos têm xerose (pele seca), que é a causa mais comum de prurido generalizado (coceira no corpo), e seu tratamento deve ser incluído na terapia inicial do prurido em todos os pacientes idosos.
 
De uma maneira geral, as alterações principais na pele dos idosos incluem: secura, aspereza, rugas, flacidez, uma variedade de lesões benignas e as neoplasias malignas.
 
Na terceira idade, as funções da pele decaem, o que a torna mais frágil e, portanto, mais sujeita às agressões do meio ambiente.
 
Procure seu médico para identificar a causa do seu prurido e definir o melhor tratamento.
-
Uma boa opção, talvez a melhor, seria procurar um médico geriatra, pois as pessoas idosas tendem a ter mais de uma doença associada e precisam de um tratamento integral. Mesmo que um agravamento do quadro depressivo não possa ser descartado, existem outras possibilidades como distúrbios eletrolíticos, problemas neurológicos etc.
-
A perda de peso no idoso, em geral, tem múltiplas causas. Perder peso nem sempre é sinal de doença grave, mas quando o início é repentino e a perda é importante, é necessário ir ao médico para identificar a causa e definir o tratamento adequado.
Algumas causas comuns de perda de peso são: câncer, diabetes, dificuldade para se alimentar, problemas orais, hipertireoidismo, depressão, infecções, doenças no fígado, uso inadequado de medicamentos, apetite reduzido e doenças cardíacas.
Um médico Geriatra pode ajudar a definir a hipótese diagnóstica para o paciente idoso e realizar a investigação e o tratamento desse sinal.
-
Para isso ser avaliado, há necessidade de outros dados, do tipo temperatura e coloração da mão. Sem isso, não há como dizer exatamente o que é.
Provavelmente é falha circulatória e, provavelmente, necessitaria de uma fisioterapia ou drenagem linfática.
-
Olá. Para responder essa pergunta precisaríamos avaliar as queixas relacionadas à memória, solicitar alguns exames e fazer alguns testes nessa área. É muito importante não achar que isso é "normal da idade" e deve ter uma atenção importante. Quanto mais rápido diagnosticarmos algum problema, mais fácil será definir o melhor plano de cuidado pra ele.