Bom dia! Geralmente os meninos iniciam o aparecimento das características citadas por volta dos 9 anos, podendo ser uma variação do normal antes desta idade. Ainda assim, será importante a avaliação de um endocrinologista pediátrico em consultório para uma certeza.
Sim, é normal pois já nessa idade pode haver estímulo dos hormônios que desencadeiam a puberdade e seus sinais. Merece conferir se a sua altura e seu estadiamento puberal estão compatíveis.
Olá! Provavelmente não é a respota que você espera ler e tudo bem, mas vamos lá.
É importante que você saiba que não há nenhum problema em uma criança desenvolver características ou comportamentos que possam ser considerados como sendo de gênero diferente do sexo que lhe foi atribuído ao nascer. Cada pessoa é única e pode ter sua própria identidade de gênero, que pode ou não ser diferente de seu sexo biológico.
A orientação de gênero é uma questão complexa e muitas vezes é um processo de autodescoberta ao longo da vida. Algumas pessoas podem experimentar comportamentos e expressões de gênero diferentes antes de chegar a uma compreensão clara de sua identidade de gênero.
Se você está preocupado com o bem-estar de seu filho, sugiro que o leve e converse com um profissional de saúde mental ou um especialista em questões de gênero e orientação sexual para obter informações e suporte. Eles podem ajudar a compreender melhor o que seu filho está experimentando e ajudar a garantir que ele seja tratado com amor e respeito.
A criança com 11 anos de idade deveria ter um triglicerídeo bem mais baixo e portanto deverá sim receber medicação para essa situação. Com esse antecedente materno, a possibilidade se torna mais concreta.
Inicialmente deveria acompanhar. É importante avaliar clinicamente e acompanhar principalmente o seu crescimento. Se ele não tiver clínica de hipotireoidismo e mantiver uma boa velocidade de crescimento, deveria acompanhar com exames laboratoriais e consultas médicas de rotina.
Tem TSH elevado e T4 total normal. Isso caracteriza o hipotireoidismo subclínico. Deve confirmar o TSH e fazer o T4 livre. Se confirmar, deve tratar. De criança deve começar a tratar, o subclínico sempre deve ser tratado em crianças, grávidas e idosos. Por se tratar de uma doença autoimune, para o resto da vida. Para tanto, para confirmação etiológica deve-se fazer os anticorpos antitireoide (no sangue).
Tem alguma dúvida sobre Endocrinologia Pediátrica?
Médicos que concordaram
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.