Endocrinologia e Metabologia - Perguntas respondidas
-
A diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2 geralmente é feita pelo médico endocrinologista com base nas características do quadro apresentado pelo paciente. A saber: o tipo 1 ocorre em crianças, adolescentes e adultos bem jovens, a instalação da doença se faz de uma forma rápida e com sintomas bem exuberantes e o tratamento é feito com Insulina. Já o tipo 2 ocorre geralmente em adultos, com 40 anos ou mais, se inicia de forma lenta com sintomas leves e, muitas vezes, sem sintomas. O tratamento é feito geralmente apenas com drogas orais. No diabetes tipo 2, ao contrário do tipo1, é comum a ocorrência de outros casos de diabetes em familiares.
-
Pode sim! O importante é fazer um acompanhamento para verificar se irá haver remissão! E, claro, observar sintomas clínicos.
-
Chama-se síndrome metabólica a um conjunto de fatores individuais que aumentam muito o risco de desenvolver doenças cardiovasculares ou diabetes tipo 2. Ela foi primeiramente aventada na década de 80, por um pesquisador chamado Reaven, o qual observou que doenças cardiovasculares frequentes estavam muitas vezes associadas à obesidade.
 
A síndrome metabólica parece se dever sobretudo a uma dieta desequilibrada associada a um estilo sedentário de vida e a fatores constitucionais do indivíduo. Caracteriza-se pela observação de que condições como a obesidade, a hipertensão arterial, as alterações na glicose, nos triglicerídeos e no colesterol estão unidas por um elo comum, chamado resistência insulínica e relacionadas com doenças cardiovasculares.
Equipe médica Centralx