Endocrinologia e Metabologia - Perguntas respondidas
-
Perda de peso realmente não é tão simples assim. Primeiro é seu desejo em perder e ao mesmo tempo avaliarmos as dificuldades nesse processo como genética, exercícios, dieta, comportamento emocional, local de trabalho e residência entre outros vários fatores implícitos nesse tratamento.
-
Eu sempre brinco com os pacientes dizendo que "eu ajudo e você me ajuda". Para perda de peso, primeiro precisa fazer os exames e ver se tem algo que te dificulte a perder peso e precisa ser tratado e também ver suas taxas de glicemia, colesterol, triglicérides, hemograma. Depois, montar um plano alimentar. E começar atividade física. Se necessário associar medicação. Procure um endocrinologista perto de você. O acompanhamento deve ser regular e trocas podem ser feitas nas consultas sequentes.
Drª. Andreza Vital BarrettoEndocrinologia e MetabologiaSolicitar agenda
-
O exame de sangue mostra como está o funcionamento da tiroide e este quando alterado indica a necessidade de uso de medicamentos específicos. Bócio é o nome dado ao aumento do volume tiroidiano, qualquer que seja a causa. Uma vez estando normais os exames de sangue, a próxima etapa seria realizar um US da tiroide e avaliar se há nódulos e quais são suas características, para posteriormente definir se há a necessidade de realizar biópsia (Punção Aspirativa com Agulha Fina) ou não. Sugiro que retorne com ela em consulta, assim poderá esclarecer melhor as dúvidas que surgiram quanto ao caso clínico dela e, deste modo, ficar mais segura. Nem sempre uma alteração do formato da glândula indica a necessidade de usar medicamentos. Espero ter ajudado.
-
As alterações da tireoide levam a alterações do metabolismo e consequentemente do peso (sendo discretas no hipotireoidismo). Uma vez em estado de eutireoidismo mais uma dieta adequada consegue fazer a sua perda de peso desejada. Procure um endócrino e uma nutricionista. Saúde.
-
A dosagem do TSH, referente à tireoide, está na faixa normal para quem está repondo com levotiroxina, ou seja, sua dose está adequada. Porém, existem diversos hormônios no organismo além dos tireoideanos, e que dependendo de quadros clínicos específicos, podem necessitar de reposição. Dentre eles, Testosterona, Estradiol, GH, Insulina, Cortisol. Para tirar suas dúvidas, consulte um endocrinologista.