Cirurgia geral - Perguntas respondidas
-
Boa tarde, deve procurar um Cirurgião Bariátrico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM. Você provavelmente se enquadra nos critérios do CFM para indicação do tratamento cirúrgico da obesidade. Abraços e boa sorte no seu tratamento.
Dr. Marcos Felipe MalufCirurgia do Aparelho DigestivoCirurgia BariátricaSanto Antônio de Pádua / RJSolicitar agenda
-
Olá!
Embora a dor causada por pedras na vesícula seja classicamente sentida no lado direito ou no centro do abdômen, em alguns casos, o desconforto pode se manifestar em outras regiões, incluindo o lado esquerdo. No entanto, é importante considerar que a dor no lado esquerdo do abdômen pode ter diversas outras origens.
A dor característica da crise de vesícula, conhecida como cólica biliar, geralmente se localiza no abdômen superior direito, abaixo das costelas. Essa dor pode ser intensa e irradiar para as costas ou para a região do ombro direito. A presença de uma pedra na vesícula de 3 cm é significativa e pode ser a causa de dores abdominais.
Contudo, é fundamental estar ciente de outras possíveis causas para a dor no lado esquerdo do abdômen, que incluem:
Problemas gastrointestinais: Gastrite, pancreatite, diverticulite (inflamação de pequenas bolsas no intestino grosso) e excesso de gases são causas comuns de dor nessa região.
Questões renais: Pedras nos rins ou infecções renais do lado esquerdo podem provocar dor que irradia para o abdômen.
Problemas no baço: Embora menos frequente, problemas no baço, um órgão localizado no lado esquerdo superior do abdômen, podem causar dor.
Questões ginecológicas: Em mulheres, cistos ovarianos, endometriose ou uma gravidez ectópica podem ser a fonte da dor.
Problemas musculares ou na coluna: Dores irradiadas de problemas na coluna ou contraturas musculares também podem ser sentidas no abdômen.
É recomendado que procure um médico especialista a fim de compreender melhor seus sinais e sintomas correlacionando com o exame físico, eventuais exames laboratoriais e de imagem para que possamos definir a real origem do sintoma e traçar a melhor conduta.
Espero ter colaborado e desejo melhoras.
Att.
-
Nos pacientes que têm pedra na vesícula, mas não apresentam as crises de dor, a indicação cirúrgica é relativa, avaliar riscos x benefícios é importante. Caso esteja apresentado as cólicas biliares, a indicação é absoluta, precisa operar para que não haja complicações.
Dr. Claudio Miguel Carpes da Silva RodriguesCirurgia GeralCirurgia do Aparelho DigestivoSantos / SPSolicitar agenda





