Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Acho que um profissional de saúde mental pode ajudar, psiquiatra ou psicólogo. Deve pesquisar os recursos de saúde mental presentes e próximos a você. No caso de autoagressão, pode ser levado a um pronto-socorro psiquiátrico.
-
Devem procurar um(a) psiquiatra.
-
Procure um(a) psiquiatra para avaliar você. Talvez, com todo este estresse, tenha desenvolvido um transtorno ansioso ou depressivo e necessite de tratamento. Talvez ele(a) encaminhe a um(a) psicoterapeuta, também, que poderá conversar com você e ajudar a discutir seus problemas e dificuldades e encontrar soluções.
-
Boa tarde. Primeiramente, depressão também é "transtorno mental", assim como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, esquizofrenia e outros. Em relação à agitação, pode ter muitas causas diferentes, tanto dependendo do transtorno que ela tem, quanto de outros fatores. Certamente, deve procurar um(a) psiquiatra, médico especializado neste tipo de problemas.
-
Deve procurar um(a) psiquiatra.
-
Olá, o quadro de surto psicótico de sua filha merece que seja avaliado o quanto antes por um psiquiatra. O especialista deve investigar se realmente trata-se de um surto psicótico e quais os fatores relacionados. Há várias formas de fazer o tratamento para este quadro, mas é importante que seja feito um diagnóstico adequado.
Sugiro que seja realizada uma consulta com psiquiatra para uma investigação diagnóstica e esclarecimentos sobre o quadro, trazendo segurança ao paciente e familiares. Lembrar que a informação e o autoconhecimento podem ajudar a lidar com esta situação e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.
-
Bom, você não fez propriamente uma pergunta, mas posso tentar comentar. Não dá para dizer que "adquiriu" a doença do pai, pois esquizofrenia não se adquire. O máximo que se pode dizer é que filhos de esquizofrênicos podem ter uma predisposição maior para desenvolver esquizofrenia, mas a maioria não vai ter. Assim, filhos de esquizofrênicos podem ter quaisquer outros transtornos, inclusive depressão. Quanto a pensar muito no passado, chorar e viver dentro de casa são bastante comuns em depressão, apesar de que, à distância, sem conhecer pessoalmente seu caso, não há como diagnosticar. Se nega tratar-se, procure um(a) psiquiatra que faça atendimento domiciliar ou, na pior das hipóteses, procure um(a) psiquiatra que possa orientar você sobre como motivar seu irmão a se tratar.



