Patologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia.
Estranho o gastro ter te encaminhado ao patologista, uma vez que o patologista faz apenas o exame das peças cirúrgicas, ou seja, do produto da cirurgia.
Provavelmente ele quis dizer que precisaria ir a um cirurgião (geral, gastro, que faça vias biliares) e, no caso de ser cirúrgico, o produto da cirurgia, ou o cisto retirado, é que iria para o patologista. -
Você precisa consultar um bom clínico geral, gastroenterologista ou hepatologista para avaliar possível indicação cirúrgica, neste caso, você será encaminhado ao cirurgião geral ou especializado e o produto da cirurgia (cisto) seguirá para o Laboratório de Patologia, entrando em cena aqui o patologista.
-
Significa, não a ausência de doença clínica, mas ausência de alterações morfologicamente detectáveis à luz da microscopia ótica de rotina. Seu médico assistente irá correlacionar este resultado e outros exames com seu quadro clínico. Como especialista, adianto que algumas doenças digestivas são distúrbios funcionais e não expressam alterações morfológicas dignas de nota à microscopia ótica.
-
O fato de ter sido feita uma biópsia durante o seu exame colposcópico não significa que você tenha alguma doença a se preocupar, em absoluto. É necessário que o médico patologista interprete este material e emita um laudo que pode, aí sim, dizer se há algo a ser tratado: você pode estar com algum processo que deve ter gerado um quadro colposcópico que levou, de forma correta se foi o caso, o colega a efetuar a biópsia. Claro, é necessário que o material seja examinado e que o laudo do patologista seja lido com atenção e discutido com seu médico. Sem dúvida, havendo biópsia, o laudo deve ser elaborado para definir do que se trata. Diferentes processos podem levar a uma biopsia, então busque seu laudo referente à biopsia do material para entender melhor. No entanto, essa opinião é mero acolhimento e não uma atividade que exerço como médica que esteja envolvida em seu processo, da maneira que for. Esta postagem é mera explanação de como os exames são organizados e não substitui jamais a atuação do seu médico, que é o responsável pela conduta, ok?
Thaís HeinkePatologia