Doutor Responde
Login

Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas

Minha filha de 5 anos apareceu com dor de ouvido. Parece ser, mas passou muito rápido. Onze dias depois apareceu a mesma dor e também passageira. O que devo fazer? Obrigada.
  • Sua filha precisa ser examinada por um especialista. Caso ele não identifique nenhum processo infeccioso ou inflamatório que necessite tratamento específico ela deverá realizar uma audiometria e timpanometria. As alterações de pressão e ventilação da orelha média podem causar dores de ouvido intermitentes nas crianças e apenas o exame pode ser capaz de determinar.

    0
    Dr. Manoel de Nobrega
    Dr. Manoel de Nobrega
    Otorrinolaringologia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Meu filho fica o dia inteiro com ronqueira no nariz.
  • Olá, você deve agendar uma consulta com um médico otorrinolaringologista para investigar, pode ser uma rinite descompensada, um aumento das adenoides (que as pessoas chamam de carne esponjosa) ou algum outro fator que esteja obstruindo o nariz.

    0
    Dr. Alexandre Caixeta Guimarães
    Dr. Alexandre Caixeta Guimarães
    Otorrinolaringologia
    Campinas / SP
    Solicitar agenda
Boa tarde, tenho uns nódulos embaixo do queixo e me incomoda muito. Me dá até falta de ar e, às vezes, fica ruim para engolir. Tenho alergia à poeira.
  • Olá! Na região embaixo do queixo temos várias estruturas que podem estar causando seus sintomas, como por exemplo: alterações na glândula salivar, problemas de origem odontogênica, linfonodomegalia (popularmente conhecido como "íngua"). É importante fazer uma avaliação com otorrinolaringologista para definir seu diagnóstico e o tratamento.

    0
    Drª. Neisa Santos Carvalho Alves
    Drª. Neisa Santos Carvalho Alves
    Otorrinolaringologia
    Campo Grande / MS
    Solicitar agenda
Meu filho tem apenas 40 dias e está com a respiração ofegante. Estou preocupado e os pediatras não conseguem dizer o que ele tem e nem dar uma solução para o caso. Gostaria de saber o que fazer e o que pode ser.
  • Existem algumas alterações de nascença que podem cursar com desconforto respiratório nesta faixa etária.
    A mais comum é a chamada laringomalácia, em que o arcabouço da laringe é muito frágil e acaba colabando na inspiração. Dependendo do grau pode ter tratamento conservador (aguardar que costuma melhorar com o tempo) ou até cirúrgico. O ideal seria uma avaliação do otorrinolaringologista para verificar vários sinais que influenciariam muito no diagnóstico e tratamento.

    0
    Dr. Giovanni Paolo Seroni
    Dr. Giovanni Paolo Seroni
    Otorrinolaringologia
    Sinop / MT
    Marcar consulta
Ronco muito. O que fazer?
  • São várias as causas para uma pessoa roncar - desde aumento do peso, alterações no esqueleto da face (mandíbula / maxila), amígdalas grandes que ocupam espaço na faringe, entre outros. O ronco frequente (na maioria das noites da semana) está errado e é prejudicial à saúde. Além de poder estar associado às pausas na respiração (apnéias) que comprometem a oxigenação do organismo. Procure um especialista: existem profissionais com dedicação para a área de Medicina do Sono.

    0
    Dr. Fernando César Mariano
    Dr. Fernando César Mariano
    Otorrinolaringologia
    Medicina do Sono
    Curitiba / PR
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.