Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
São várias as causas para uma pessoa roncar - desde aumento do peso, alterações no esqueleto da face (mandíbula / maxila), amígdalas grandes que ocupam espaço na faringe, entre outros. O ronco frequente (na maioria das noites da semana) está errado e é prejudicial à saúde. Além de poder estar associado às pausas na respiração (apnéias) que comprometem a oxigenação do organismo. Procure um especialista: existem profissionais com dedicação para a área de Medicina do Sono.
-
Existem algumas alterações de nascença que podem cursar com desconforto respiratório nesta faixa etária.
A mais comum é a chamada laringomalácia, em que o arcabouço da laringe é muito frágil e acaba colabando na inspiração. Dependendo do grau pode ter tratamento conservador (aguardar que costuma melhorar com o tempo) ou até cirúrgico. O ideal seria uma avaliação do otorrinolaringologista para verificar vários sinais que influenciariam muito no diagnóstico e tratamento.
-
O mais importante seria uma avaliação com seu otorrino.
A obstrução nasal em sua faixa etária possui causas variadas e deve ser investigada com um exame em que realizamos uma filmagem de suas fossas nasais.
Como o ouvido se comunica com a cavidade nasal e drena as secreções que ali produz, pode ser essa a causa de suas pontadas.
-
Olá! Na região embaixo do queixo temos várias estruturas que podem estar causando seus sintomas, como por exemplo: alterações na glândula salivar, problemas de origem odontogênica, linfonodomegalia (popularmente conhecido como "íngua"). É importante fazer uma avaliação com otorrinolaringologista para definir seu diagnóstico e o tratamento.