Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Olá! Provavelmente, você está apresentando um quadro de amigdalite crônica com "caseum" - o nome destes resíduos amarelados\brancacentos que permanecem nas criptas ("buracos") das amígdalas. Realmente, trata-se de um quadro desagradável para o paciente e a solução definitiva é a cirurgia de amigdalectomia. O Otorrinolaringologista poderá realizar o procedimento e te acompanhar!
-
Pode-se dizer que a afirmação é parcialmente falsa.
Se por um lado não há uma cura através de um medicamento, por outro, podemos dizer que há sim, ferramentas terapêuticas muito eficazes no controle de tal sintoma.
Tais medidas incluem restrições e readequações dietéticas, exercícios específicos e um treinamento à base de som, denominado TRT ou "habituação", cujos resultados, a longo prazo são muito animadores, trazendo benefícios para mais de 80% dos pacientes que dele se utilizam adequadamente - mas atenção, não são todos os casos que têm indicação do seu emprego!
Procure seu Otorrino, se possível, algum que faça a parte de Zumbido e Otoneurologia.
-
Uma avaliação pelo otorrinolaringologista com otoscopia, coleta de história clínica e a complementação de exames audiológicos poderá trazer dados suficientes para que se estabeleça um diagnóstico e, assim, possa ser proposto algo que, ao menos, melhore o seu quadro e lhe dê mais qualidade de vida.
-
O aumento dos linfonodos ou linfadenopatias (vulgarmente chamados de íngua), em geral, representam um aumento na atividade de células de defesa nessas regiões, em resposta às agressões que ocorreram nos tecidos subjacentes a elas. Procure seu otorrino, para que se pesquise o sítio original do problema que demandou este aumento dos gânglios/linfonodos.