Depende de mais uma série de perguntas, como quanto tempo? Tipo de disfonia? Situações em que ocorrem? Profissão? Hábitos (tabagismo, etilismo) Etc... Mas o que deve ser feito é um exame chamado: laringoscopia para se chegar no diagnóstico.
Existem vários tipos de causas e perguntas a serem feitas. Neste momento, o principal é procurar o especialista Otorrinolaringologista para investigar e realizar o exame de Videolaringoscopia.
Pode ser apenas um pequeno vaso na porção anterior do septo nasal e uma cauterização simples e ambulatorial pode resolver, exames laboratoriais podem ser necessários para avaliar clinicamente.
O ronco em crianças é mais comum do que imaginamos e as causas mais comuns são, de fato, o aumento dos tecidos adenoideanos e/ou amigdalianos, causando resistência à entrada do ar. Mas é claro que existem outras possíveis causas. Consulte seu Otorrino. Ele saberá lhe orientar.
O indicado, neste caso, de fato, é tentar uma avaliação com o especialista Otorrino. Só após a otoscopia (exame da cavidade do ouvido) e a coleta da sua história, poderá se chegar ao diagnóstico. Boa sorte!
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.