Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Olá, quando um paciente não consegue sentir cheiro, ou seja, está com o olfato diminuído é necessário fazer uma investigação com um otorrinolaringologista. Existem muitas causas para a diminuição do olfato como, por exemplo, a rinite descompensada ou uma rinossinusite crônica com pólipos nasais. A sensação de perda do paladar é decorrente da diminuição do olfato, porque as duas sensações estão relacionadas.
-
Caro paciente-internauta,
há diversos tipos de cirurgias otológicas (de ouvido).
Algumas se propõem a tratar distúrbios auditivos e reconstituir estruturas como o tímpano e os ossículos - para estes casos, espera-se a melhora do sentido auditivo.
Para outras, que abordam doenças inflamatórias crônicas e tumores (em geral benignos, como o colesteatoma), diante da premissa de se erradicá-los e pela necessidade de ressecção de estruturas nobres acometidas pelas lesões, pode ocorrer certo comprometimento funcional com piora da audição.
Fale com seu otorrino.
Forte abraço! -
Prezado, o objetivo do médico ao indicar uma cirurgia é sempre melhorar a audição, ou no máximo não prejudicá-la. Existem, no entanto, algumas doenças graves do ouvido que necessitam de cirurgia e eventualmente, para tratar a doença, há que se sacrificar uma porcentagem da audição. Resumindo: a chance disso ocorrer é mínima. Converse com seu médico.
-
Prezado paciente-internauta,
 
Se a sua filha apresenta sintomatologia eminentemente nasal, procure o otorrinolaringologista, especialista em via aérea superior e nariz, com experiência no diagnóstico e tratamento de todas as doenças nasais, sejam elas alérgicas ou não, em crianças ou em adultos.
 
Boa sorte!
-
Bom dia. Existem várias alterações ou lesões que podem acometer a língua. A língua é formada por papilas e no final dela essas estruturas são mais proeminentes, outra possibilidade são as amígdalas linguais que ficam no final da língua. Lesões que persistem por mais de 15 dias devem ser avaliadas por um otorrinolaringologista. Procure seu médico para uma melhor avaliação.
-
Prezado paciente-internauta,
 
É imprescindível uma avaliação médica para que possamos realizar um exame físico de sua cavidade oral no intuito de se buscar um diagnóstico e descartar complicações. Procure um otorrinolaringologista, que é o especialista mais familiarizado com a cavidade oral.
-
Prezado paciente-internauta,
Não podemos dizer exatamente cura, mas sim, controle, com um ótimo prognóstico no controle dos sintomas no longo prazo com medicações e medidas comportamentais (geralmente) - e só raramente procedimentos invasivos ou cirúrgicos no portifólio de opções terapêuticas.
Procure um gastroenterologista.
Forte abraço!